Dorinha recebe ministra para entrega de veículos e kits para conselhos tutelares

A deputada federal aproveitou o momento e apontou demandas da população indígena

Crédito: Divulgação/Ascom deputada Professora Dorinha 

Nesta segunda-feira, 27, a deputada federal e pré-candidata à senadora pelo Tocantins, Professora Dorinha Seabra, recebeu a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, em Palmas, para a entrega de onze carros e kits de equipagem para conselhos tutelares. O investimento do Governo Federal para a ação é de R$ 1,4 milhão.

 

A solenidade aconteceu no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), onde o trabalho da parlamentar Professora Dorinha foi destacado por todas as autoridades que compuseram a mesa diretiva.

 

Participaram do evento deputados federais, vários prefeitos, o presidente da ATM, Diogo Borges, o reitor da UFT, Luiz Bovolato e outras autoridades políticas. O evento contou com apresentação cultural da Universidade da Maturidade (UMA) e dos indígenas Xerentes.

 

Na ocasião, o secretário de Assuntos Indígenas do povo Xerente do município de Tocantínia, Alexandre Xerente, agradeceu o apoio da deputada Dorinha. “Obrigado, deputada Dorinha, por todo trabalho dedicado aos indígenas do Tocantins”, disse.

 

Em sua fala, Dorinha deu boas-vindas à ministra, agradeceu sua presença e pediu um olhar especial aos grupos de vulnerabilidade. “Ministra, precisamos manter um olhar especial aos nossos índios. Temos muitas etnias espalhadas em várias tribos pelos municípios do Tocantins, e esse povo luta por saúde e educação de qualidade. Precisamos, cada vez mais, investir em políticas públicas para mulheres, crianças, idosos, quilombolas e indígenas. Continuarei atenta às necessidades do povo tocantinense, todos eles”, garantiu a deputada.

 

Cristiane Britto, em seu discurso, falou sobre a deputada Dorinha. “Minha amiga Dorinha, que me acolheu quando esteve à frente da bancada feminina da Câmara dos Deputados, trabalhando sempre com o olhar voltado às mulheres, defendendo as minorias”, falou ao agradecer.

 

A ministra também enalteceu o trabalho da deputada Dorinha em prol do Tocantins. “Por conta da luta dela, hoje é possível anunciar a cada mulher brasileira e principalmente as mulheres tocantinenses, pois ela me ajudou a trazer o Qualifica Mulher ao Tocantins. Obrigada e parabéns, deputada”, disse.

 

Entrega aos conselhos tutelares

 

Serão beneficiados os conselhos tutelares dos municípios tocantinenses de Colmeia (1), Combinado (1), Goiatins (1), Itacajá (1), Lavandeira (1), Nova Olinda (1), Palmeirópolis (1), Riachinho (1), Santa Terezinha do Tocantins (1), Sítio Novo do Tocantins (1), Sítio Novo do Tocantins (1) e Tupiratins (1).

 

Além dos carros, foram entregues kits, compostos com computador, impressora, refrigerador, bebedouro e TV com acesso à internet.

 

A ação de entrega dos equipamentos aos conselhos tutelares faz parte do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH), que irá destinar 854 carros em todo o país até o final de 2022.

 

Foram entregues também na oportunidade, certificados para 39 mulheres que se formaram em cursos por meio do programa Qualifica Mulher, do MMFDH.

Comentários (0)