Duas chapas deverão concorrer às novas eleições em Taguatinga, em 4 de junho

As eleições em Taguatinga serão realizadas dia 4 de junho, para os cargos de prefeito e vice-prefeito, após decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral

A cidade terá eleições suplementares em 4 de junho
Descrição: A cidade terá eleições suplementares em 4 de junho Crédito: Foto: Divulgação

As eleições suplementares em Taguatinga serão realizadas em menos de 40 dias e duas coligações solicitaram registro de seus candidatos para concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito. O candidato a prefeito Lúcio Renato José Pereira e seu vice José Aires Mendes Neto concorrem na chapa a Volta do Progresso (PDT, PMN, PSC, PSD). A segunda chapa registrada é a Unidos por Taguatinga (PV, PV, PPS, PMDB, SD, PTN, PSB, PHS, PT, DEM, PRB), composta pelo candidato a prefeito Altamirando Zequinha Gonçalves Taguatinga e João Pereira da Silva, vice-prefeito.

 

As eleições em Taguatinga serão realizadas dia 4 de junho, para os cargos de prefeito e vice-prefeito, após decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mantendo o indeferimento do registo de candidatura de Paulo Roberto Ribeiro ao cargo de prefeito de Taguatinga nas eleições municipais 2016.

 

Eleições suplementares

O Código Eleitoral prevê a realização de novas eleições em alguns casos específicos, particularmente quando houver nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de Presidente da República, Governador e Prefeito, ou ainda quando a decisão da Justiça Eleitoral importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesse último caso, a eleição será direta, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do final do mandato.

 

No caso de eleições para prefeito, uma vez decidida a sua realização, as instruções são publicadas em resolução específica, aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral respectivo, obedecido o calendário estabelecido anualmente pelo Tribunal Superior Eleitoral.

 

Para as eleições suplementares relativas ao pleito municipal de 2016, o TSE aprovou o calendário com as datas em que os pleitos de renovação das eleições municipais de 2017 deverão ocorrer.

 

(Com informações da Ascom/TRE)

Comentários (0)