Eduardo e Siqueira são contra a transposição do Rio Tocantins e defendem estudos

Ao T1, Eduardo Siqueira avaliou que não é a solidariedade que deve ser questionada, mas sim a capacidade de dar o que estamos correndo o risco de nem ter

Deputado avaliou que nunca foi cogitado que o TO também sofreria com a seca
Descrição: Deputado avaliou que nunca foi cogitado que o TO também sofreria com a seca Crédito: Renan Accioly

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) manifestou em entrevista ao T1 Notícias o seu posicionamento contrário a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco, no nordeste.  A proposta foi aprovada em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, em projeto de autoria do deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE). O pai do deputado Eduardo Siqueira e ex -governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos também se posicionou contra a transposição em vídeo divulgado nesta semana.

 

Eduardo Siqueira relembrou os tempos de bonança em que ninguém cogitava a possibilidade de ficar sem água. “Houve uma época em que ninguém imaginava que São Paulo teria problema com água. E que ninguém pensava que o Araguaia tinha chances de desaparecer, hoje todos tem essa convicção. Nós somos donos da maior bacia hidrográfica inteiramente dentro do território nacional e devemos ter responsabilidade com isso”, avaliou.

 

Na ocasião o parlamentar defendeu ainda a realização de um estudo para verificar a viabilidade concreta desta transposição. “A solidariedade ao nordeste não é a questão. Agora é hora é hora de parar e repensar. Deve haver um estudo que leve em consideração tudo o que ocorreu até aqui. Antes nós éramos o estado das águas e hoje vivemos secas e queimadas, então, será que é hora de tirar água das nascentes e levá-las para outro lugar? O Rio Tocantins já tem oito usinas hidrelétricas construídas. Alguém pode nos garantir que nós estaremos damos aquilo que não temos para dar? Se você não tem certeza que tem água suficiente para a sua própria sobrevivência como é que você vai dar água para outros? Eu espero mais estudos que nos garanta que a longo prazo também não ficaremos sem água”, pontou.

 

O ex-governador do Tocantins Siqueira Campos também se manifestou contrário ao projeto de transposição de águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco. “Sobre a transposição das águas do Rio Tocantins para o Nordeste brasileiro. Eu sou nordestino, no entanto eu sou contra porque isso fere os interesses de ambos os lados. Esse [projeto] que está aí eu não aceito, eu não sou favorável. É preciso que o pessoal entenda que as águas do Rio Tocantins não podem ser levadas para qualquer outro lugar. Outro ponto: o Rio Tocantins não é inesgotável. Eu sou contra e o nosso estado não merece isso e eu estou às ordens para falar sobre o assunto quando qualquer pessoa quiser”, declarou o ex-governador em um vídeo divulgado na manhã desta terça-feira, 14.

 

Confira o vídeo:

 

Parlamentares tocantinenses contra

 

Após aprovado na Comissão de Constituição de Justiça, muitos políticos tem se manifestado contra a matéria. O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), está realizando um abaixo assinado para evitar a aprovação. A senadora Kátia Abreu (PMDB), que vai ser relatora do projeto na Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado, também se manifestou e adiantou que é contrária à transposição.

Comentários (0)