Eduardo Gomes preside sessão de homenagem aos 30 anos da Justiça Federal do Tocantins

Sessão especial foi realizada nesta segunda-feira, 16, no Senado Federal. Senador destacou que a Justiça Federal é uma importante ferramenta para a cidadania

Crédito: Divulgação

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) presidiu sessão solene em comemoração aos 30 anos da Justiça Federal do Tocantins, realizada no Senado Federal nesta segunda-feira, 16 de maio. Autor do requerimento da sessão especial, o senador destacou que a Justiça Federal é uma importante ferramenta para a cidadania, onde a instituição destaca-se pela forma e dinamismo com que cumpre a sua missão. 

 

"Nesses 30 anos em que pude acompanhar como cidadão de Palmas, com meus familiares, com todos aqueles que escolheram a nova capital do país recém-criada na constituinte, passo aqui também um sentimento que não se escreve, mas se vive, do pioneirismo e da importância da Justiça Federal, sendo o primeiro prédio público a ser construído na mais nova capital do país como símbolo de resistência e de informação aos cidadãos", ressaltou Gomes.

 

Em sua fala, o senador realçou o desenvolvimento da Justiça Federal no Estado. "A Justiça federal desenvolveu-se de maneira rápida e intensa no nosso Estado, desde a inauguração da seção judiciária no Tocantins, em 8 de maio de 1982, até os dias de hoje. Assistimos a expansão e o fortalecimento da instituição. Tivemos a abertura de novas varas, juizados especiais e turmas recursais em Palmas, subseções judiciárias em Araguaína e Gurupi, que atendem dezenas de municípios e o início da construção da nova sede judiciária em Palmas", pontuou.

 

Durante a sessão, foi transmitida a manifestação de José Wilson Siqueira Campos, que destacou o empenho dos profissionais da Justiça Federal do Tocantins e o trabalho executado pela instituição em prol de uma causa maior, que é a defesa do patrimônio das pessoas e a execução de um programa de combate ao crime.

 

Inaugurada em 8 de maio de 1992, após 30 anos, a Justiça Federal conta, atualmente, com 14 juízes federais, sendo 11 titulares e três substitutos, e com 191 servidores em exercício em Palmas, Araguaína e Gurupi.

 

*Com informações da Agência Senado

Comentários (0)