Eduardo Siqueira anuncia fusão das secretarias de Cidades e Habitação

Foi anunciado no início da tarde desta sexta-feira, 23, pelo Relações Institucionais do Estado, Eduardo Siqueira Campos a junção das pastas das Cidades e Habitação.

Eduardo: relação com Amatha será coerente
Descrição: Eduardo: relação com Amatha será coerente Crédito: Elson Caldas

O secretário de Relações Institucionais do Estado, Eduardo Siqueira Campos, informou no início da tarde desta sexta-feira, 23, que a reforma administrativa que será promovida pelo Governo do Estado promoverá a junção de algumas pastas.



“Esse assunto é uma delícia para a imprensa, quais são os pescoços? Quem cai e quem permanece. Na verdade, o que o Estado tem é a obrigação de fazer e pensar seu tamanho, isso devido a frustração de receitas que vem ocorrendo. Eu vou citar um exemplo de algo que já está decidido, que é a junção das secretarias das Cidades e da Habitação, elas passarão ser uma só, a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano. Também teremos outras mudanças, mas disso fala o governador”, declarou.   



Relação com a Amastha

Sobre as declarações do prefeito eleito de Palmas, que afirmou que o PP irá encabeçar o bloco de oposição ao Governo do Estado, o secretário disse que o Governo irá ter uma relação institucional coerente e sem prejuízos a população.

 


“Essa é uma questão politica, as eleições passaram, vamos agora para as relações institucionais. Vamos para a gestão onde cada um deve assumir seus compromissos com a população. Cabe ao Governo do Estado buscar as parcerias possíveis para benefício da população e nós estamos na expectativa de realizar bons projetos com o município de Palmas. Agora, essa declaração é um posicionamento dele, que tem o direito de ser ou não oposição. Hoje mesmo vou encaminhar um documento ao secretário de Relações Institucionais do município informando que a nós da secretaria estamos a inteira disposição dele. Vamos assumir nossas responsabilidades institucionais”, finalizou.  



Reunião com produtores

As declarações de Eduardo aconteceram nesta manhã, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, durante uma reunião com produtores rurais da região de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. 

O Governo do Estado vai construir estações para elevar o nível de água do rio Formoso e permitir o fornecimento de água no período de estiagem, garantindo segurança hídrica à produção da região, além da construção de estradas que facilitam o escoamento da produção. A medida foi determinada pelo Governador Siqueira Campos e anunciada por Eduardo.

As obras eram uma demanda dos produtores da região e Eduardo Siqueira Campos afirmou que o Governo do Estado irá investir cerca de R$ 3 milhões, recursos oriundos do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, na construção das estações elevatórias que garantem água nos três meses cruciais de seca, sem mudar o leito do rio e sem inundações.

“Os produtores estão se comprometendo com uma contrapartida que permitirá atingir uma área de 30 mil hectares. As obras iniciarão assim que o projeto base se transformar em projeto executivo e houver a apresentação de licença ambiental exigida por lei”, afirmou, acrescentando que o recurso já está separado.

O secretário da Agricultura, Jaime Café, enfatizou a importância da medida anunciada pelo governo, por conta da capacidade produtiva do município. “Nesta reunião, temos representantes de quase 40 mil hectares produtivos, de onde são exportados arroz, soja, melancia, feijão, sorgo e milho, que vão para o todo o Brasil e até para outros países do Mercosul, com preço e qualidade diferenciados”, afirmou.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Reginaldo Miranda, no período de safra, mais de mil caminhões transitam diariamente no local e na entressafra o número ainda é significativo, com cerca de 400 caminhões por dia. “A construção das estações elevatórias permitirão até 2,5m de elevação do leito do rio Formoso e vai garantir que tenhamos segurança hídrica para nossos produtores. Além disso, precisamos de atenção para as estradas por onde escoamos nossa produção, pois devido o grande fluxo de caminhões no período da chuva, ela fica intransitável”, afirmou.

Pavimentação asfáltica

O secretário Eduardo Siqueira informou que há dez dias tem uma patrulha mecanizada no local e que mais caçambas serão enviadas na próxima semana para atender a todos os serviços necessários. “Além das patrulhas, R$ 90 milhões já estão garantidos para o asfaltamento de Barreira da Cruz, que atenderá a todos estes produtores”, destacou.

 

(Com informações da Secom)


 

Comentários (0)