Em 159 anos, vereadora Rosângela Mecenas é a 2ª mulher a presidir a Câmara de Porto

Rosângela Mecenas (Republicanos) foi eleita presidente, em chapa única, na última sexta-feira, 1º. O legislativo portuense tem como vice-presidente o vereador Soares Filho (SD)

Vereadora Rosângela Mecenas (Republicanos)
Descrição: Vereadora Rosângela Mecenas (Republicanos) Crédito: Arquivo Pessoal

A vereadora Rosângela Mecenas (Republicanos), foi eleita presidente da Câmara, em chapa única, na manhã da última sexta-feira, (01), após a cerimônia de posse para o quadriênio 2021-2024, do Executivo e Legislativo municipal de Porto Nacional.  Tendo como vice-presidente, Soares Filho (SD).

 

Rosângela é a segunda mulher a presidir a Casa de Leis portuense, em 159 anos de emancipação política do município. A primeira mulher a assumir a presidência da Câmara foi a professora Ivanildes Martins de Brito Mascarenhas, no ano de 1991, na gestão de Vicente Alves, na época prefeito municipal.

 

Enfermeira e Servidora Pública Estadual, Rosângela Mecenas, contou à reportagem que quando estava presidente do partido (PSB), (Partido Socialista Brasileiro), lançou seu nome vereadora em 2017, ficando suplente. Mas ressaltou que não desistiu e detalhou o que motivou a novamente se candidatar. “Eu assinei minha exoneração, para que eu desse um vôo para realização de um sonho, adoro ajudar as pessoas e ser resolutiva nas políticas públicas”, comentou. 

 

Mulher presidindo 

 

A presidente da Câmara relata que se passaram mais de três mandatos no Legislativo, com as vagas ocupadas apenas por homens.  E que nunca antes, duas mulheres foram eleitas para vereança na mesma disputa eleitoral. “Hoje a política está mudando e tendo mais participação e envolvimento das mulheres dentro do processo eleitoral. Como nessa eleição de 2020, onde tivemos grandes mulheres que já prestaram muitos serviços para a população de Porto, concorrendo a uma vaga no Legislativo. 

 

"Hoje as pessoas estão vendo que podemos concorrer, ganhar e presidir uma Casa de Leis, com a mesma competência de um homem, digo isto, porém, jamais desmerecendo eles”, explicou. 

 

Relação com o executivo

 

Sobre a atuação Legislativa da nova formação de vereadores eleitos e reeleitos, com o Executivo, disse: “Hoje vejo que o compromisso da Câmara é dar sustentação ao prefeito e, como o nosso prefeito já passou por essa Casa de Leis, ele sabe o papel do vereador, que é cobrar e fiscalizar".

 

"Eu como presidente, sei do comprometimento dos vereadores, eu sei que eles também vêem como se encontra nosso município hoje. Estamos aqui para ir para batalha, somos os representantes do povo”, disse.

 

Participação do povo

 

“Vamos colocar o site da Câmara em total funcionamento e assim daremos mais transparência nas ações e mandatos dos vereadores. Eu acho de suma importância que todos os projetos apresentado, tenham a divulgação, para a comunidade ter conhecimento de quais matérias são aprovadas e, quais não são aprovadas, assim a população estará participando com a gente”.  Rosângela afirmou que dentro da projeção como presidente, irá sugerir aos pares da Casa, a implantação da ‘Câmara mais perto de você’, onde realizará sessões nos bairros, para ouvir as demandas das comunidades setoriais.

 

Mensagem às mulheres

 

A parlamentar relatou que de um processo eleitoral onde 15 mulheres concorreram a uma das 15 vagas existentes, duas foram eleitas e  uma foi constituída presidente da Câmara, com apenas quatro vereadores na base do prefeito. E mesmo com a minoria da bancada situacionista, conseguiram articulação política e, junto com os oposicionistas a elegeram como presidente da Câmara de Porto, recebendo 14 votos e uma abstenção. “Quando algo vem do coração, é porque Deus esta permitindo e colocando dentro de nós, que tudo aquilo é possível. Eu ainda criança, já falava para minha mãe, ‘a senhora ainda vai me acompanhar, ouvindo o hino nacional, eu como vereadora ou prefeita em Porto Nacional’.

 

"E, com tudo isso que esta acontecendo em minha vida, eu deixo para todas as mulheres, a mulher mãe, a mulher profissional, a mulher dona de casa, em fim todas as mulheres, você tem um sonho em seu coração? Corra atrás dele! nunca se diminua e ache impossível por ser mulher, porque para representar o povo, pode ser um homem, mas também pode ser uma mulher. Não precisa pisar em ninguém para conseguir, porque quando lutamos com respeito e dignidade, a gente consegue”, concluiu Rosângela. 

 

Quem é Rosangela?

 

Rosangela Rocha Mecenas, é filha de, Moisés Mercenas e Noemia  Aparecida, família tradicional portuense, tem 11 irmãos, é enfermeira, casada e tem três filhos. Trabalha na área da Saúde a mais de 18 anos. Já ocupou o cargo de Chefe de Gabinete de Secretário Municipal de Saúde. Esteve à frente da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, e foi diretora do Hospital Infantil Tia Dedé.

Comentários (0)