Em abertura do ano legislativo, Cinthia prega união e pede apoio para três eixos

Trabalhos na Câmara foram abertos com a presença de autoridades municipais e estaduais, declaração do “bloco independente” liderado por Moisemar Marinho e pedidos da presidência à chefe do Executivo

Crédito: Marimar Aiala/Dicom Câmara

A sessão solene com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), autoridades do governo estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Tocantins (OAB/TO) e do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO) abriu os trabalhos na Câmara Municipal de Palmas nesta terça-feira, 09.

A sessão da Câmara foi marcada pelos pronunciamentos de parlamentares que se dirigiram a seus pares, à comunidade presente de figuras políticas, como o ex-presidente do Naturatins e titular da chefia de gabinete do governador Mauro Carlesse, Sebastião Albuquerque, o procurador-geral do MPE-TO, Luciano Cesar Casaroti, o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga e a mesa diretora da Casa, além da prefeita.

Cinthia Ribeiro foi a primeira a se pronunciar, estabelecendo prioridades para o município em 2021, sugerindo ação conjunta entre o executivo e o legislativo no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e seus impactos econômicos.

A prefeita ressaltou ainda a necessidade de arrecadação “sem sufocar o contribuinte” e a demanda da geração de emprego e renda. Ela também destacou a composição de “um legislativo mais plural, com a maior representatividade feminina na Câmara”.

 

Se dirigindo aos parlamentares, Cinthia disse: “Palmas é um espelho para todas as outras cidades e também para as outras Câmaras de vereadores. Faço questão de convidá-los, para que estejam bem próximos de toda nossa gestão, todos os nossos secretários”.

Dentre os parlamentares, predominaram discursos focados na união entre parlamentares e na necessidade de uma aproximação entre executivo e legislativo. A conjuntura econômica também foi destacada nos discursos da maioria dos representantes.

Já o vereador Moisemar Marinho destoou do tom de coalizão e se declarou líder do “bloco independente”, com apoio de representantes de partidos como Podemos, PSB, PSL e PDT. “Começa um novo ciclo de relações institucionais entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Neste momento quero agradecer os partidos que me indicaram como líder do bloco independente” disse.

 

Se dirigindo à prefeita, Moisemar declarou: “não estamos aqui para impor ações positivas para o povo de Palmas, mas para aprovar projetos de interesse da sociedade”, destacando que não se compõe nesse momento um bloco de oposição, que vai atuar “sempre respeitando a democracia e a independência entre os poderes”.

Ao final da sessão, a presidente Janad Valcari (Podemos) apresentou à prefeita dois ofícios requerendo um a cessão de área pública para a construção da sede da Câmara, e outro que pede que o Executivo avalize a tomada de empréstimo bancário para a realização da obra da sede.

Comentários (0)