Em carta ao governador, Cinthia pede união de esforços contra o coronavírus

A prefeita aguarda para esta sexta-feira, 20, a confirmação de audiência com o governador Mauro Carlesse (DEM).

Crédito: Reprodução

Com dados desencontrados divulgados diariamente pelas pastas da Saúde do Estado e da Capital, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro PSDB) pediu ontem, 19, oficialmente ao governo do Estado, união de esforços no combate ao coronavírus.  A prefeita aguarda para esta sexta-feira, 20,  a confirmação de audiência com o governador Mauro Carlesse (DEM) para tratar de ações conjuntas e da centralização na divulgação dos números.

 

Entenda 

 

Nesta quinta feira, 19, enquanto o Boletim Epidemiológico do município, apresentado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), divulgou a existência de 45 casos suspeitos em Palmas, o Estado anunciou através da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) a existência de apenas 38 casos suspeitos em todo Estado.

 

 

Nota da SES

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse, em nota, que os dados contidos no boletim divulgado ao fim do dia foram atualizados antes do recebimento das notificações das secretarias municipais de saúde. "Em alguns casos, quando a SES fecha o boletim diário, por se tratar de dados dinâmicos, as prefeituras ainda estão fechando os delas. Da mesma forma, o veículo pode observar que no site do Ministério os dados relacionados ao Tocantins estão abaixo do divulgado pela pasta" completou.


 

Ofício da Prefeitura 

 

No documento, Cinthia fala que a Prefeitura de Palmas tem acompanhado com muita apreensão a chegada do coronavírus no Estado do Tocantins e na Capital. “A disseminação da covid-19 não tem precedentes na história recente e atinge a todas as nações” ressalta no ofício. 

 

A prefeita fala da capacidade técnica da Secretaria de Estado da Saúde no enfrentamento do vírus no Tocantins e pede união de esforços “para que unidos tenhamos uma só voz em prol da contenção do novo coronavírus em nosso Estado e município” pontuou Cinthia.

 

Sobre a união de esforços, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que todos os 139 municípios do Tocantins seguem com suporte da pasta, de acordo com os protocolos e regimentos do Ministério da Saúde, no que diz respeito ao novo coronavirus e demais serviços de vigilância, combate, controle e tratamento de doenças, bem como os repasses financeiros pertinentes. 

 

Confira o documento na íntegra aqui.

Comentários (0)