Em entrega de veículos à Funai em Palmas, Vicentinho Jr ressalta promessa cumprida

Veículos são provenientes de verba de recursos oriundos de emenda individual do senador Vicentinho Alves e do deputado Federal Vicentinho Jr. Valor para aquisição desses veículos chega a meio milhão

Deputado destinou emenda para aquisição de veículos
Descrição: Deputado destinou emenda para aquisição de veículos Crédito: T1 Notícias

“Não trago presente, trago meus compromissos que firmei em campanha” disse o Deputado Federal Vicentinho Júnior (PR/TO) ao entregar, na tarde desta-sexta-feira, 05, três Caminhonetes Triton 4x4 e um Caminhão Volkswagen para a Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Palmas, sob o comando do coordenador regional Eduardo Macedo.

 

Atendendo a nove povos indígenas, o valor total para aquisição desses veículos para a FUNAI/TO chega a R$ 500.000,00. Verba proveniente de recursos oriundos de emenda individual do senador Vicentinho Alves (PR/TO) e do deputado Federal Vicentinho Júnior (PR/TO).

 

Perguntado pelo T1 Notícias porque da destinação da verba para FUNAI, Vicentinho ressaltou que FUNAI é o caminho mais curto para ajudar as comunidades indígenas tocantinenses em Brasília.

 

“A FUNAI é um órgão que sinto muita segurança em destinar recursos, foram muito bem aplicados. O coordenador Eduardo e os funcionários são muito comprometidos com a causa indígena”.

 

Para o coordenador regional, os veículos serão importantes para o monitoramento e fiscalização das terras indígenas do Estado, além de outros benefícios. “Darão um grande avanço nas ações da FUNAI no decorrer do ano” avaliou.

 

Em torno de 15 mil índios no Estado do Tocantins, das etnias Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô Canela, Apinajé, Pankararú e Krahô, também receberão ajuda referente aos direitos culturais, promoção social, na distribuição de cestas básicas, bem como atendimento do INSS.

 

Verbas passadas e futuras

No total, o senador Vicentinho e deputado federal Vicentinho Júnior já destinaram 12 veículos nos últimos três anos para atender os povos indígenas. Um total de 1,3 milhão de reais.

 

Durante a cerimônia, Vicentinho Júnior já garantiu para a instituição mais a R$ 500.000,00 para o próximo ano.

 

Demissão do presidente da FUNAI Nacional

Ao T1 Notícias, Vicentinho comentou que está muito triste com demissão do presidente da FUNAI, Antônio Fernandes Toninho Costa, que aconteceu nesta quinta-feira, 04. “Já tratávamos de assuntos que beneficiarão o Estado, como a BR-242, que ligará Formoso-TO a São Felix-MT”.

 

“Todos esses anos que estou em Brasília, foi o um dos presidentes mais ágeis e comprometidos e responsáveis com as causas indígenas” acrescentou. E sobre um novo nome para pasta, ele acredita é difícil dizer agora. 

Comentários (0)