Em live, comissão especial da bancada federal debate retorno às aulas no Tocantins

Os desafios da educação em tempos de pandemia foi o tema da reunião desta semana.

Crédito: Ademir dos Anjos

Em mais um debate promovido pelos senadores e deputados federais do Tocantins sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 no Tocantins, realizado nesta segunda-feira (06), os parlamentares e convidados falaram sobre as ações para o retorno das atividades escolares com segurança, tanto para os profissionais da educação quanto para os milhares de alunos da rede estadual e municipal.

 

A reunião, realizada de forma remota, foi mediada pela coordenadora da bancada, senadora Kátia Abreu (PP-TO), e transmitida ao vivo. O tema da educação foi sugerido na reunião da última segunda-feira pela deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO) e contou com a participação de convidados especialistas.

 

Kátia Abreu questionou o secretário executivo de Educação, Robson Vila Nova, presente na audiência, sobre a quantidade de escolas que possuem acesso à Internet com qualidade e afirmou que trabalhará para informatizar e entregar laboratórios para escolas municipais e estaduais do Tocantins. “Nossos alunos merecem tecnologia de ponta e estão conectados ao mundo inteiro”, comentou.

 

Já a Professora Dorinha questionou a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Secretaria Estadual de Educação sobre a existência de um cronograma de retorno que envolva também os secretários municipais. “Eu não consigo enxergar que a rede municipal e a rede estadual possam fazer um planejamento de retorno às aulas sem trabalharem de maneira integrada”, pontuou. A deputada ainda destacou que o transporte escolar é um dos grandes desafios.

 

Kátia Abreu lembrou que os 278 ônibus escolares, adquiridos com recursos destinados pelos senadores e deputados federais do Tocantins, ainda estão em frente ao Palácio Araguaia. “Já poderiam ter sido entregues pelo governo para reduzir a demanda reprimida de transporte escolar, já que cada município receberá dois ônibus”, afirmou.

 

A senadora Katia ainda cobrou da Secretaria de Educação um planejamento sobre a aplicação dos recursos enviados pela bancada federal do Tocantins para ações de enfrentamento à Covid-19. O montante dos recursos destinados ao governo e às prefeituras já soma aproximadamente R$ 1,4 bilhão, emendas parlamentares e recursos do governo federal.

 

Especialistas

 

Um dos convidados do debate foi o Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e Presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, Cézar Miola, que falou sobre a preparação para o retorno às aulas durante a pandemia.

 

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Robson Vila Nova, e o presidente da  Undime, Wesley Lopes, falaram sobre as estratégias e os desafios na formação de professores para o ensino durante a pandemia.

 

Além deles, também participaram da reunião online: Cristian Freitas (Caixa Econômica Federal); Severiano Costandrade (TCE/TO); Marivaldo Melo (BASA); Raul Wabbe (Banco do Brasil); Tiago Vilela  (MP/TO, representando a Procuradora-Geral de Justiça Maria Cotinha Bezerra); Fabiano do Vale (Faciet); Moisés Gomes (Sebrae/TO); Deputada Federal Dorinha Seabra; Deputado Federal Célio Moura e Deputado Federal Thiago Dimas.

Comentários (0)