Em Palmas, 13 partidos registraram candidaturas a vereador: três alcançaram limite

Registram suas candidaturas até a tarde desta sexta-feira, 25, o Podemos, encabeçado por Alan Barbiero, o PSB do vereador Tiago Andrino e o PSDB da prefeita Cinthia Ribeiro. 

Crédito: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Até a tarde desta sexta-feira, 25, apenas 13 partidos registraram candidaturas para vereador em Palmas. Destes, somente três até o momento alcançaram o limite máximo de nomes, que é de 29 candidatos. O Podemos, encabeçado por Alan Barbiero, o PSB do vereador Tiago Andrino e o PSDB da prefeita Cinthia Ribeiro. 

 

Na sequência vem o Patriotas, com 28 candidatos registrados, o PROS, do deputado Professor Júnior Geo, com 27 e o PDT, com 23. Abaixo dos 20 estão PCdoB (18), Avante (16), PT (16), PV (16), MDB (13), PL (12), SD (12). A informação está disponível no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Com o fim das coligações proporcionais, aprovada pelo Congresso Nacional durante a reforma eleitoral de 2017, não será permitida a formação de alianças para as vagas no Legislativo. Essas alianças só serão permitidas para candidatos a Prefeito. Com essa mudança, muitos partidos podem ter dificuldades em eleger vereadores nesta eleição. Principalmente aqueles que lançaram uma quantidade baixa de candidatos. 

 

Uma das situações complicadas é a do MDB, que registrou 13 nomes e é o partido que até o momento possui a maior quantidade de candidatos à reeleição: Lúcio Campelo, Rogério Freitas e Diogo Fernandes. 

 

O PL, do deputado federal Vicentinho Alves, é outro que também pode ter dificuldades. A legenda registrou 12 candidaturas e é provável que uma delas seja barrada pela Justiça Eleitoral. O SD também registrou 12 nomes. Entre eles está o da vereadora Laudecy Coimbra e o do ex-prefeito de Lagoa da Confusão Jaime Café.

 

O PT na Capital é outro partido que tem que correr neste pleito. Com 16 nomes dos 29 possíveis, cada voto pode fazer a diferença. Entre as(os) registradas(os) está a suplente de deputada estadual Solange Duailibe, que possui capital político em Palmas e o apoio do marido e ex-prefeito da cidade Raul Filho. 

 

Contas

 

Para definir quantas vagas cada partido poderá fazer é preciso fazer uma conta básica. Pega-se o número de votos válidos e divide-se pela quantidade de cadeiras disponíveis no parlamento. 

 

Usando como referência os dados da última eleição municipal, ainda em 2016, foram 131.037 votos válidos. Divide-se esse número por 19, quantidade de vagas na Câmara de Palmas, e tem-se o total de: 6,8 mil votos. Desconsiderando as sobras, esse foi quociente eleitoral necessário para que cada partido à época fizesse uma vaga para o parlamento. O mais votado na ocasião foi Léo Barbosa, atualmente deputado estadual, que obteve 2.678 votos.

Comentários (0)