Em pesquisa Ibope, da Acipa, Kátia vence em um cenário e Amastha vence em outro

Em um dos cenários, a senadora Kátia Abreu (PMDB) aparece em vantagem numérica com 27% das intenções de voto, enquanto o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), obtém 23%

Acipa divulgou neste sábado pesquisa Ibope
Descrição: Acipa divulgou neste sábado pesquisa Ibope Crédito: Divulgação

A Associação Comercial e Industrial de Palmas divulgou neste sábado, 5, a primeira pesquisa sobre intenções de votos para governador e senador do Tocantins em 2018. O levantamento do Ibope, encomendado Acipa, realizado entre os dias 28 e 31 de julho de 2017, mediu os índices de intenção de voto para as eleições do próximo ano. O levantamento ouviu 812 eleitores e possui o nível de confiança de 95%.

 

A pesquisa testou dois possíveis cenários políticos para o Governo do Estado, uma vez que ainda não existe definição formal sobre as candidaturas. No primeiro cenário, com abordagem induzida, onde se apresentou uma lista com nomes de políticos tocantinenses, a senadora Kátia Abreu (PMDB) aparece em vantagem numérica com 27% das intenções de voto, enquanto o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), obtém 23%. 

 

Em outro patamar estão Vicentinho Alves (PR) com 13% das citações, Ataídes Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS) com 5% cada. Os votos brancos e nulos somam 18% e os indecisos representam 8% da amostra. 

 

Segundo o presidente da Acipa, empresário Thiago Rosa, a intenção da entidade é acompanhar de perto a movimentação para as eleições de 2018. “E buscar uma alternativa que represente a classe empresarial e industrial de todo o Estado, porque sabemos a importância de um gestor que tem como prioridade o setor. A Acipa planeja realizar outras em conjunto com outras entidades”, afirma.

 

Confira abaixo os detalhes da pesquisa:

 

Pergunta: Se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?

Kátia Abreu: 27%
Amastha: 23%
Vicentinho Alves: 13%
Ataídes Oliveira: 5%
Mauro Carlesse: 5%
Branco / Nulo: 18%
Não sabe / não respondeu: 8%

 

No segundo cenário testado, no qual a senadora Kátia Abreu é substituída pelo atual governador de Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), Carlos Amastha assume a liderança com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar aparecem empatados tecnicamente Vicentinho Alves com 17% e o governador Marcelo Miranda, apesar não ter manifestado se tentará reeleição, aparece com 15% das menções.

 

Em outro patamar, Ataídes Oliveira e Mauro Carlesse apresentam 6% das intenções de voto cada. O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para governador é de 20%, enquanto 10% dos eleitores declaram-se indecisos.

 

Pergunta: E se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? Acompanhe os números em percentuais:

Amastha: 26%
Vicentinho Alves: 17%
Marcelo Miranda: 15%
Ataídes Oliveira: 6%
Mauro Carlesse: 6%
Branco / Nulo: 20%
Não sabe / não respondeu: 10%

 

Os eleitores quando questionados sobre intenção espontânea para Governador, sem indicação de nomes, o resultado é o seguinte:

Amastha 9% 
Marcelo Miranda 6%
Katia Abreu 5% 
Vicentinho Alves 2%
Mauro Carlesse 1%
Ronaldo Dimas 1%
Outros com menos de 1%, 2%
Branco ou nulo 18%
Não sabem ou referem não opinar 56%

 

Votos para Senador

O Ibope testou também um possível cenário político para o Senado, já que neste momento não há nomes formalmente oficializados para o cargo. Para os dois cargos de senador pelo Tocantins em disputa na próxima eleição, somando-se as duas menções, Amastha (PSB) lidera com 27% das intenções de voto.

 

Se a eleição fosse neste momento, não seria possível apontar quem ocuparia a segunda vaga, pois a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.

 

Irajá Abreu (PSD) e Vicentinho Alves (PR) têm 18% das menções cada, Siqueira Campos (atualmente sem partido) aparece com 17%, Marcelo Miranda (PMDB) e Moisés Avelino (PMDB) com 16% cada, Eduardo Gomes (SD) é citado por 14%, César Halum (PRB) por 13%, seguidos por Ataídes Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS), ambos apresentando 9% das citações.

 

Aqueles que citam apenas um candidato totalizam 8%, 11% têm intenção de votar em branco ou anular o voto e os indecisos somam 5% dos eleitores.

 

Pergunta: Lembrando que neste ano, o Tocantins elegerá dois senadores, se a eleição para Senador pelo Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (1º + 2º lugares).

Veja os números:
Amastha: 27%
Irajá Abreu: 18%
Vicentinho: 18%
Siqueira Campos: 17%
Marcelo Miranda: 16%
Moisés Avelino: 16%
Eduardo Gomes: 14%
Cesar Halum: 13%
Ataídes Oliveira: 9%
Mauro Carlesse: 9%
Citou apenas 1 candidato: 8%
Banco nulo: 11%
Não sabe / não respondeu: 5%

 

Neste outro cenário, é abordado a intenção de voto espontânea para Senador (somando-se as duas menções):

Vicentinho Alves 6%
Siqueira Campos 5%
Irajá Abreu 4%
Marcelo Miranda 4%
Amastha 3%
Kátia Abreu 3%
Ataídes Oliveira 2%
Cesar Halum 2%
Eduardo Gomes 2%
Mauro Carlesse 2%
Moisés Avelino 1%
Gaguin 1%
Outros com menos de 1%, 4%
Branco ou nulo 16%
Não sabem ou preferem não opinar 60%

 

Método

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho de 2017. Com uma amostra de 812 eleitores tocantinenses. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.


(Com informações da Agência Metrópole Comunica)

Comentários (0)