Em reunião entre membros, MDB volta a insistir em Raul Filho como pré-candidato

O ex-prefeito de Palmas teve sua inelegibilidade mantida em junho por crime ambiental em processo que gerou inicialmente a perda dos seus direitos políticos

Crédito: Divulgação

Com as presenças da deputada federal Dulce Miranda, do ex-governador Marcelo Miranda, do Vereador Diogo Fernandes, do ex-deputado estadual Freire Júnior, Derval de Paiva  e lideranças políticas, o presidente municipal do MDB de Palmas, deputado estadual Valdemar Júnior, reuniu com os dirigentes, membros do partido e pré-candidatos a vereadores da capital, em sua residência, na manhã desta segunda-feira, dia 03, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com medidas preventivas, para debater o posicionamento político do MDB nas eleições municipais de 2020.

 

Valdemar Júnior destacou que o MDB decidiu ter candidatura própria para a prefeitura de Palmas e que está confirmado o nome do ex-prefeito de Palmas Raul Filho como pré-candidato.  “O MDB está alinhado com as bases e estrategicamente com as bandeiras históricas da sigla, e já direcionou e definiu que terá candidatura própria ao paço municipal de Palmas, tendo o ex-prefeito Raul Filho como pré-candidato”, disse o presidente metropolitano.

 

O deputado ainda declarou que na possibilidade de haver alguma questão jurídica que inviabilize o nome de Raul, o partido não abrirá mão de candidatura própria. “Nós teremos sim a candidatura própria, porque foi uma decisão dos filiados e dirigentes da sigla e porque acreditamos que o partido tem muito a contribuir com um grande projeto para a nossa Capital, afirmou.

 

 A deputada federal Dulce Miranda, disse que vê hoje, a necessidade de o partido ter candidatura própria concorrendo a prefeitura de Palmas. “O nosso pré-candidato hoje é o Raul Filho, vamos ver o que a justiça vai decidir com relação a questão jurídica. Mas de qualquer forma, vamos lançar sim, um candidato pelo MDB. Também precisamos trabalhar para o legislativo, para eleger o maior número de vereadores, em especial vamos batalhar para eleger as mulheres, porque precisamos aumentar a nossa representatividade na política, destacou.

 

O ex-governador Marcelo Miranda afirmou que o MDB tem nomes forte para concorrer a candidatura majoritária na Capital, e em outros municípios do interior do Estado, destacando que Raul tem todas as condições para ser o pré-candidato pela sigla. “Onde o MDB tiver condições de ter candidatura própria, nós teremos. O partido é grande e forte no Estado. Aqui em Palmas o nosso pré-candidato a prefeito é o Raul Filho. Estamos confiantes, ele tem o nosso apoio, e ele já deixou claro para todos nós, com relação a questão jurídica, de que se for para ser candidato por meio de liminar da justiça, ele não será. Isso já é uma grandeza por parte de sua pessoa.  Lembrando que nós também temos que preparar os companheiros de partido, para uma eventual mudança de nome, se assim for necessário", revelou.

 

Derval de Paiva que já foi vice-prefeito de Palmas junto com Raul, disse que conhece muito bem o pré-candidato. Lembrando que a realização do seu governo em Palmas, atingiu todos os campos na administração pública, deixando uma boa marca e bons resultados.“Não tenho dúvida nenhuma de que Raul liberado pela justiça para ser candidato, será o melhor nome, é difícil ter um melhor do que ele com mais potencialidade de eleitores. Raul é popular é uma pessoa do bem, Palmas só tem a ganhar com ele na prefeitura” disse o emedebista histórico.

 

O vereador Diogo Fernandes afirmou que o partido anseia por uma candidatura própria na capital. “Chegou o momento de o MDB lançar uma candidatura própria em Palmas. Então com ou sem o Raul, o que é discutido pelos dirigentes e pré-candidatos a vereadores é que o partido tenha um nome para lançar a prefeitura de Palmas. 

 

O ex-deputado Freire Júnior, disse que o nome de Raul é forte, mas que é preciso ter a garantia de que ele será liberado.  Se Raul puder ser pré-candidato, ele será o pré-candidato do partido. Se não puder, o partido terá outro nome, destacou.

 

Raul Filho

 

Raul não compareceu à reunião por testar positivo para a Covid-19. O pré-candidato pelo MDB que está em isolamento, falou aos emedebistas através de uma ligação telefônica, conectada via bluetooth a uma caixa de som, onde declarou estar confiante que a justiça irá liberá-lo para que possa concorrer às eleições municipais.“Estou muito triste por não poder estar presente neste primeiro encontro, que para mim é muito importante, para a definição desse projeto 2020. Mas estou alegre em saber que quem compõem o MDB, sabe da importância deste momento e da grandeza do partido e que estão prontos para esse desafio. O cenário é muito favorável e não há definição política, não tem uma eleição definida” declarou.

 

“Se o partido delegar a mim a missão de protagonizar esse projeto isso me honrará bastante. Estou muito entusiasmado. E se o partido entender que existem outros filiados que possam também ser avaliados, eu estou no projeto da mesma forma, com a mesma devoção e com o mesmo compromisso”, assumiu Raul.

 

Raul afirmou que o ambiente é muito fértil para que o MDB possa sair vitorioso nesta caminhada. “Estou determinado, acredito no partido e nos companheiros. Agora cabe ao partido esta missão de querer ser coadjuvante ou protagonizar esse momento, eu estou à disposição e com toda a vontade” afirmou.

 

Questão jurídica

 

Na ocasião, Raul assumiu que não terá entusiasmo de ter que ir para uma campanha com liminar, declarando ser insustentável.  “Mas estou muito confiante de que nós teremos pelos próximos 15 dias a decisão da justiça ao nosso favor. Estou confiante que vamos reverter esse quadro. Mas, independentemente do Raul, o que eu quero colocar aqui é que o MDB é muito maior do que o Raul e qualquer outro líder desse país.  A sigla por si só, já concorre com todos os candidatos que estão aí e que nunca passou dos 15 pontos.

 

“Então nós temos quadros fantásticos que pegando para valer, nós venceremos. O que precisamos é nos autodeterminar.  Nós não temos concorrentes que eu veja que tenha vantagens muito acima do que o MDB pode propor para a sociedade palmense”, pontuou.

 

Entenda

 

O juiz Lauro Augusto Moreira Maia, da 29ª Zona Eleitoral, voltou atrás, no dia 1º de junho, sobre um decisão sua do dia 28 de maio, que retirava a inelegibilidade de Raul Filho, levando em consideração a extinção de uma condenação por crime ambiental que gerou inicialmente a perda dos direitos políticos do ex-prefeito de Palmas ainda em 2016. A elegibilidade do ex-prefeito de Palmas Raul Filho (MDB), que pretende concorrer às eleições deste ano, durou apenas quatro dias.

Comentários (0)