Evento reúne prefeitos e representantes do MEC e FNDE para discussão sobre repasses

Promovido pela Bancada Federal do Tocantins, MEC e prefeitura da cidade, encontro ocorrerá em Araguaína e terá a presença de Milton Ribeiro e presidente do FNDE.

Deputado Tiago Dimas (Solidariedade).
Descrição: Deputado Tiago Dimas (Solidariedade). Crédito: Divulgação/Assessoria Bancada Federal

Na próxima segunda-feira, 27, a Bancada Federal do Tocantins promoverá o evento “Atendimento do MEC e FNDE aos Prefeitos do Tocantins”, em Araguaína, voltado para a reunião de prefeitos tocantinenses com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é que os gestores possam, individualmente, sanar pendências e esclarecimentos sobre impedimentos que por ventura os municípios tenham nos sistemas de repasses de recursos da Educação. Com isso, os municípios podem derrubar bloqueios e voltar a estar aptos para convênios na área. O evento terá a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente do FNDE, Marcelo Ponte.

 

A atividade, voltada para prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação e demais gestores da área dos 139 municípios do Tocantins, é promovida também pelo Ministério da Educação e Prefeitura de Araguaína, com a parceria do Centro Universitário Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Até à tarde desta quarta-feira, 22 de setembro, já são 67 municípios do Tocantins confirmados.

 

Os atendimentos e as palestras principais vão ocorrer na sede do Unitpac, a partir das 8h30. “A função de um congressista federal não é apenas destinar emendas e trabalhar no Legislativo. Nós somos o caminho para que os municípios tenham acesso ao governo federal e, com essa realização, estamos ajudando diretamente todos os municípios do Estado e trabalhando pelo futuro das nossas crianças e jovens”, explicou o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade), coordenador da Bancada Federal no Congresso Nacional.

 

De 2019 até agora, a Bancada Federal destinou R$ 118 milhões para a educação pública do Tocantins apenas de emendas impositivas coletivas. Além disso, outros milhões de reais foram destinados via emendas individuais impositivas de cada um dos 11 parlamentares do Estado – oito deputados federais e três senadores.

 

Além disso, a Bancada Federal atua constantemente em Brasília na defesa das instituições federais de ensino do Tocantins – UFNT, UFT (Universidade Federal do Tocantins) e IFTO (Instituto Federal do Tocantins).

 

“Independente de partidos políticos e posições ideológicas, nós deputados e senadores sempre vamos trabalhar pelo bem do Estado, pelo bem da educação e para ajudar a melhorar o Tocantins. Esse evento reforça o nossa atuação em prol da educação pública”, disse Tiago Dimas.

 

Programação conta com visitas do ministro e se inicia no domingo

 

O evento e as palestra principais ocorrem na segunda-feira, mas no domingo, 26 de setembro, já tem programação com a presença do ministro em Araguaína. Milton Ribeiro vai visitar o Centro de Ciência e Saúde e a Escola de Medicina veterinária da UFNT em Araguaína.

 

Ele também vai empossar o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, reconduzido ao cargo para mais um mandato. Na segunda-feira, Milton Ribeiro, visitará a clínica-escola Mundo Autista, referência na atenção a crianças do espectro autista no Tocantins.

 

A inscrição para o evento é obrigatória e deve ser feita neste link. Mais informações podem ser obtidas no telefone: 61-3215-5269.

Comentários (0)