Ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, falece aos 87 anos em sua casa nesta quarta

O político teve falência múltiplas de órgãos e morreu em casa, na Capital de Goiás. Nion foi prefeito de Goiânia entre os anos de 1983 e 1986, depois de 1989 e 1992

Nion Albernaz
Descrição: Nion Albernaz Crédito: Divulgação

Faleceu nesta quarta-feira, 6, aos 87 anos de idade, o ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz. De acordo com informações de familiares, publicadas no Jornal O Popular, o ex-prefeito da capital goiana faleceu em decorrência da falência múltipla dos órgãos, por volta das 15h, em casa.

 

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), decretou luto oficial pela morte do ex-prefeito, cancelando sua agenda desta quarta-feira no interior do estado.

 

Carreira

Nion foi prefeito de Goiânia por três vezes, entre 1983 e 1986, depois de 1989 e 1992 e pela terceira vez de 1997 a 2000. Nascido na cidade de Goiás, ele se formou no curso de direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Pesar

O governador Marcelo Miranda e outras autoridades lamentam o falecimento de Nion Albernaz e destacam os feitos do político:

 

NOTA DE PESAR

Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, nesta quarta-feira, 6. Sem dúvida alguma, Nion Albernaz deixa uma grande lacuna na política, não somente do estado de Goiás, mas na política do Brasil. Deixa-nos um legado a ser preservado pelas atuais e futuras gerações.

Economista e engenheiro civil por formação acadêmica, foi na política que Nion Albernaz imprimiu a sua marca maior: a de um homem simples, íntegro, pai de família e conselheiro.

Vereador, diretor-geral da Universidade Federal de Goiás (UFG), Secretário de Estado, prefeito de Goiânia por três mandatos e defensor incansável dos princípios democráticos. Essas foram algumas das grandes contribuições de Nion Albernaz para o desenvolvimento de Goiás e também do País.

Nesse momento de dor, eu e minha família nos solidarizamos com sua esposa Geralda Borges Pinto, filhos, netos, demais familiares e amigos, pedindo a Deus o conforto necessário aos nossos corações.

 

Marcelo Miranda

Governador do Tocantins

 

Nota de Pesar

 

É com muito pesar que recebemos a noticia sobre o falecimento do ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz, na tarde desta quarta-feira, 06.

Nion Albernaz deixou a marca da sua administração para sempre na história de Goiânia, onde juntamente com Ailton Lelis, responsável na época pela superintendência de parques e jardins, realizaram a maior transformação no paisagismo urbano da Cidade, a revolução das flores, que até hoje encanta moradores e visitantes da Cidade. 

Essa transformação aliada a sua boa gestão como prefeito de Goiânia, resultou no reconhecimento nacional como uma das melhores administrações do Brasil.  

Essa revolução das flores influenciou o olhar sobre sustentabilidade e a arquitetura urbana em toda região norte e centro-oeste. Uma prática que também temos na nossa Capital, Palmas, implantada por Ailton e Marcelo Lelis, e que tanto orgulha os palmenses e todo o Tocantins.

Goiás perde um dos grandes líderes de sua história, um grande político e um ser humano generoso.

Em nome da família Lelis, e em memória do senhor Aiton Lelis, enviamos nossas orações a todos os familiares, em especial a sua esposa Geralda Goiazira Borges Pinto, e seus quatro filhos.

Marcelo de Lima Lelis e família

 

Comentários (0)