Ex-prefeito de Palmas, Odir morre aos 81 anos; governo e prefeitura decretam luto

Odir Rocha deixa legado como médico, político atuante, escritor e homem que trabalhou pelo crescimento do Tocantins

Crédito: Divulgação

O ex-prefeito de Palmas, no período de 1997 a 2000, Manoel Odir Rocha morreu nesta quarta-feira, 4, aos 81 anos, após uma luta contra o câncer. O governador do Estado, Wanderlei Barbosa (Republicanos), decretou luto oficial por três dias. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), também decretou luto de três dias na Capital. O decreto Nº 2.187, foi publicado no Diário Oficial do Município.

 

Odir Rocha era escritor e membro da Academia Palmense de Letras. Nasceu na cidade de Araguari, estado de Minas Gerais, foi médico, político, poeta e cronista. Formou-se em medicina, em 1970, pela Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Em 1971, montou um pequeno hospital em Colinas de Goiás, onde permaneceu por 22 anos. Além de médico, foi professor do Colégio João XXIII e prefeito de Colinas. Engajou-se na luta pró-criação do Estado do Tocantins.

 

Em 1993, mudou-se para Palmas, onde foi secretário da Ação Social e Habitação do município e secretário Estadual da Administração e da Secretaria Extraordinária para Assuntos Metropolitanos. Foi eleito Deputado Federal em 1995 pelo Tocantins. Em 1996, foi eleito prefeito de Palmas, para o mandato de 1997 a 2000.

 

Ao término do mandato de prefeito municipal de Palmas foi nomeado presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Tocantins em 2001. Ao deixar o cargo, passou a dedicar-se à literatura, paixão que o acompanha desde o dia em que ganhou do pai, em 14 de julho de 1949, o seu primeiro livro: Rui Barbosa para a juventude, de Genésio Pereira Filho. É membro da União Brasileira de Escritores, Seccional de Goiás, e também membro Efetivo da Academia Tocantinense de Letras. Odir Rocha foi homenageado juntamente com o escritor Carlos Drummond de Andrade no 6º Salão do Livro do Tocantins, realizado em 2010, pela Secretaria Estadual da Educação.

 

Notas de Pesar 

 

Nota de Pesar - Governador do Estado Wanderlei Barbosa

 

Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, ocorrido nesta quarta-feira, 4 de maio.

 

Tive o privilégio de ter sido vereador durante o mandato de Odir Rocha como prefeito de Palmas, tendo acompanhado seu trabalho à frente do Executivo da Capital. Odir Rocha construiu uma história de homem público íntegro e sempre voltado para o bem do povo e crescimento de Palmas e do Estado do Tocantins. Médico dedicado ao bem estar de seus pacientes, Odir Rocha foi ainda deputado federal pelo Tocantins e prefeito de Colina do Tocantins. Além disso, exerceu diversos cargos no governo do Estado. Assim como na vida pública e na medicina, Odir Rocha se revelou exímio escritor, deixando poesias e contos eternizados em vários livros publicados.

 

À sua esposa Dirce Rocha, suas filhas, netos, demais familiares e amigos que, assim como eu, sentem a partida de Odir Rocha, desejo e clamo ao nosso eterno e bom Deus que envie o consolo de seu Santo Espírito para acalentar os corações enlutados nesse momento. A todos os meus sinceros sentimentos.

 

Nota de Pesar  - Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro 

 

Um poeta, político, médico, esposo, pai, filho, amigo, irmão, avô. Quantas funções, quantas tarefas! Dr. Odir Rocha, o senhor deixará saudade. Um mineiro, que com o seu jeitinho manso, soube conquistar os tocantinenses, curou muitos, assistiu tantos outros, ouviu e contou muitas histórias.

 

Em outubro de 1996, foi eleito prefeito de Palmas. Anteriormente, foi chefe do executivo em Colinas-TO. À frente da gestão municipal, muito contribuiu com a Capital do seu tão querido Tocantins.

 

Diante da dor de perdermos um poeta, um homem íntegro, correto e admirável, nos faltam palavras para expressar nosso respeito e gratidão. Obrigada, Dr. Odir Rocha! Até hoje, Palmas não havia perdido nenhum de seus governantes.

 

Que Deus conforte o coração de sua família, em especial, o da dona Dirce Noda e suas filhas, netos e incontáveis amigos. Que Deus lhe acolha e console a todos nós que aqui continuamos.

 

Nota de Pesar - Vice-prefeito de Palmas André Gomes 

 

É com tristeza que recebo a notícia sobre o falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha. Um dos primeiros a comandar a nossa capital, ele é parte importante da nossa história e participou diretamente para o desenvolvimento da cidade também como secretário.

Ele sempre teve o carinho e respeito com a nossa família, principalmente com o meu pai, Zé Gomes, com quem participou na instalação da Academia Tocantinense de Letras e ocupou o seu lugar após falecimento.

Neste momento de dor, desejo que Deus possa confortar os amigos e familiares do ex-prefeito. Também expresso o nosso sentimento de gratidão. Vá em paz!

 

Nota de Pesar - Deputada federal Professora Dorinha 

 

É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e escritor Odir Rocha nesta quarta-feira, 4 de maio, aos 81 anos, em Palmas. Odir deixa um legado de muita inspiração na política palmense, como escritor tocantinense respeitado e pioneiro no Estado. À sua esposa, Dirce Noda Rocha, suas três filhas, demais familiares e amigos me solidarizo neste momento tão delicado e de dor. Que Deus dê forças para superar esta perda.

 

Nota de Pesar - Deputado federal Vicentinho Júnior 

 

O Tocantins perde uma grande referência com o falecimento do Dr. Odir Rocha. Um ser humano ímpar, de bom coração, que muito contribuiu para a criação do nosso Estado. Pioneiro no Tocantins, naquele mesmo ano, em 1988, foi eleito prefeito de Colinas, época em que meu pai, Vicentinho Alves, elegeu-se para prefeito de Porto Nacional. Diante das pautas municipalistas, nossas famílias firmaram a partir dali uma amizade pautada em admiração e respeito. Enquanto prefeito da Capital, Dr. Odir destacou-se pela eficiência na qual administrou Palmas, assim como o trabalho que desempenhou na Câmara dos Deputados. Neste momento de tristeza, solidarizamo-nos com Dona Dirce, sua esposa, suas filhas, netos, familiares e amigos. Rogamos a Deus que conforte os corações enlutados e dê ao seu filho o merecido descanso.

 

Descanse em paz!

 

Nota de Pesar - Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva do Sebrae

 

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de Odir Rocha, líder político, médico e escritor, nesta quarta-feira (04). Ele deixa em seu legado a marca de uma gestão popular quando prefeito de Palmas (1996), bem como por suas narrativas nas linhas das obras publicadas e serviços prestados à população.

 

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família em luto e expressam condolências e votos de consolo e paz.

 

Rogério Ramos - Presidente do Conselho do Sebrae
Moisés Gomes - superintendente do Sebrae
Eliana Castro - Diretora técnica
Jarbas Meurer - Diretor de Administração e Finanças

 

Nota de Pesar - Deputado estadual Nilton Franco 

 

É com grande pesar que recebi nesta quarta-feira, 04, a notícia da morte do político, médico e escritor, Odir Rocha.

 

Grande homem, excelente profissional da medicina e político que fez história no Tocantins, Manuel Odir Rocha nasceu em Araguari (MG) em 1941.  Médico formado pela Pontifica Universidade Católica, do Paraná, ele também era escritor e poeta, membro da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Palmense de Letras, foi homenageado no Salão do Livro. 

 

Sua vida política começou em 1989, quando foi eleito prefeito de Colinas do Tocantins. Em outubro de 1994 foi eleito primeiro suplente de deputado federal. Dois anos depois, 1996, tornou-se prefeito de Palmas.

 

Meus sinceros cumprimentos a esposa, e suas três filhas, a todos os familiares, amigos e pessoas que desfrutavam de sua companhia. 

 

Nota de Pesar - Ronaldo Dimas 

 

Com tristeza, tomei conhecimento do falecimento do médico, escritor e prefeito de Colinas e Palmas no anos 1990 Odir Rocha, 81 anos, no início da noite desta quarta-feira, 4 de maio. Homem de muita sabedoria e um olhar mais do que especial para cuidar das pessoas, Odir Rocha foi um grande soldado na luta pelo Tocantins.

 

Criou com maestria as suas três filhas e depois os netos. Do seu legado, ficam centenas de escritos, como contos e poesias, além de livros. Foi deputado federal e era membro da APL (Academia Palmense de Letras), representando nosso querido Tocantins e também secretário de Estado.

 

De minha parte, fica o reconhecimento para uma pessoa de excelente trato e que sempre acreditou em um Tocantins melhor.

 

A todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força e conforto.

 

Nota de Pesar -  Conselheiro Federal de Medicina Dr. Estevam Rivello Alves

 

Foi com extremo pesar, que recebi a notícia de falecimento do pioneiro e amigo médico, Manoel Odir Rocha, ocorrido hoje (04/05), em um hospital da capital Tocantinense, em virtude de complicações relativas a um câncer.


Dr. Odir foi um desbravador desta região, vindo para o então norte goiano na década de 70, logo que se formou em Medicina.


Fincou raizes em Colinas! Por lá praticou a medicina aos mais necessitados, atendendo nas zonas rurais e na cidade. 


Idealista, empreendedor, jeitoso, foi proprietário de um hospital em Colinas, atendendo toda macro região carente de assistência de saúde. 


Na política foi o primeiro  cidadão no Tocantins a exercer mandatos de Prefeitos em duas cidades: Colinas (1989-1993) e na capital Palmas (1997-2000). Teve participação na implantação de Palmas, na condição de secretário de ação social e habitação (1994-1995). Chegou a assumir por alguns meses o mandato de Deputado Federal (1995). Foi ainda, Secretário de Estado da Administração (1995), Secretario Extraordinário para Assuntos Metropolitanos (1995-1996), pasta que lhe deu condições de percorrer por todas as partes, visitar obras executadas em Palmas, atender diversas pessoas, possibilitando a candidatura vitoriosa de prefeito de Palmas. 


Como Prefeito de Palmas deixou legado em todas as áreas, no entanto, na saúde o seu pioneirismo é sem sombra de dúvida lembrado por todos nós, pois foi o responsável pela implantação dos primeiros PSF’s. Implantou ainda o CCZ, o serviço de laboratório do município, farmácia municipal, a ouvidoria do SUS, dentre tantas outras marcas.
Dedicou-se nos últimos anos da sua vida a literatura. 


Deixa esposa, três filhas, netas.


Em nome do Conselho Federal de Medicina, rendo todas as homenagens ao estimado amigo! Descanse em paz, Dr. Odir! 

 

Nota de Pesar - Deputado federal Osires Damaso

 

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e Colinas Odir Rocha.

 

Ele estava se tratando de um câncer no fígado e se encontrava internado num hospital de Palmas desde sexta-feira, 29. 

 

Médico por formação,  doutor Odir deixa um enorme legado político. Seja como prefeito, secretário municipal e estadual. 

 

Também deixa um grande legado cultural, pois era poeta, escritor, membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

 

Minhas condolências à sua esposa, dona Dirce, suas filhas, e todos os seus famíliares e amigos. Que o nosso Deus derrame bênçãos e os acolha nesse momento tão dolorido. 

 

Nota de Pesar - Deputada federal Dulce Miranda

 

Com muita tristeza em meu coração, soube da passagem nesta quarta-feira, 4 de maio, do Dr. Odir Rocha, este homem honrado em todos os aspectos de sua existência, seja na condição de esposo, pai, avô, irmão, amigo, político, intelectual. Sem sombra de dúvidas, o falecimento do Dr. Odir é uma perda grande para o Tocantins, lugar em que ele fez história em todas as áreas de atuou. 

 

Com cuidado e zelo foi médico por muitos anos onde com paixão atendia seus pacientes; em cargos eletivos, respondeu pelas prefeituras de Colinas e Palmas; passou ainda por diversas Pastas do primeiro escalão da Capital, bem como de Secretarias do Estado.  Não obstante, emprestou sua sensibilidade ao descrever com mestria, a cultura e o modo de viver dos tocantinenses em seus livros recheados de causos da nossa gente. 

 

Em vida, merecidamente, Dr. Odir Rocha foi homenageado em uma das edições do Salão dos Livros, e, ainda, teve uma de suas publicações sugerida ao vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O escritor era membro da Academia Palmense de Letras e da Academia Tocantinense de Letras. 

 

Odir Rocha, esse ser humano incrível, de voz calma, olhar sereno e que gostava muito de prosear foi um baluarte, e o seu legado será sempre lembrado pelas escritas e páginas rabiscadas por ele mesmo, mas não só isso: pelo reconhecimento do povo tocantinense à história que ele construiu no Estado.  

 

Com pesar, registro minha solidariedade, à esposa, Dirce Noda Rocha, a quem cumprimento os demais familiares, amigos e membros da Academia. Siga em paz.

 

Nota de Pesar -  Marcelo Lelis - Presidente Estadual do Partido Verde/ Claudia Lelis - Deputada Estadual PV

 

Com muita tristeza e pesar recebemos a notícia do falecimento do ex Prefeito de Palmas, escritor e poeta, Odir Rocha, nesta quarta-feira,04, após uma longa luta contra o câncer. 

 

Odir Rocha deixa um legado de trabalho prestado pelo Tocantins e sua marca na luta pela criação do Estado do Tocantins e na história de Palmas sempre será lembrada.

 

Tive o privilégio de trabalhar com o doutor Odir na Superintendência de Parques e Jardins de Palmas e juntos realizamos um trabalho que foi o início do processo de jardinagem da Capital. Os canteiros e praças de Palmas são símbolos da beleza da nossa capital e da força produtiva do nosso povo e isso sempre será um grande legado que tive o privilégio de construir com Odir Rocha.

 

Grande admirador da beleza e da arte, dr. Odir deixa também um legado para a produção cultural do nosso estado, dado o seu trabalho enquanto poeta e escritor e membro da Academia Tocantinense de Letras. 

 

Pedimos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares, assim como os nossos, e expressamos nosso profundo reconhecimento pelo trabalho prestado por Dr. Odir a todo povo tocantinense.

 

Nota de Pesar - Deputado estadual Olyntho Neto 

 

Com pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e da cidade de Colinas, Manoel Odir Rocha, 81 anos.

 

Mineiro de Araguari, Dr.  Odir Rocha foi criado em Goiás e tinha o Tocantins como sua terra do coração desde 1971. Casado com Dirce Noda Rocha e pai de três filhas.

 

Médico, escritor, poeta, cronista e membro da Academia Palmense de Letras. Ele foi um aguerrido na luta pró-criação do Estado do Tocantins. “Dr. Odir fará falta, deixa um legado de força e coragem ao povo tocantinense”.

 

Neste momento de dor, rogamos a Deus forças e consolo aos corações das filhas, netos, esposa, familiares e amigos.

 

Nota de Pesar  -  Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO)

 

É com profundo pesar que a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) recebe a notícia do falecimento do médico, político e poeta, Manuel  Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira,  04.

 

Profissional valoroso, dedicou sua vida à construção de uma saúde pública de qualidade, exercendo sua profissão de forma honrosa e exemplar, ainda no antigo norte goiano. 

 

Odir Rocha trabalhou ativamente na criação e consolidação do Estado do Tocantins, onde deixa sua marca de político atuante como prefeito de Colinas e de Palmas e deputado federal, ajudando a  concretizar os sonhos da  população tocantinense.

 

Escritor deixa um legado inspirador  para as próximas gerações, com suas prosas e versos que demonstram a grandeza do amor que devotada à terra em que vivia. 

 

Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa os seus mais sinceros sentimentos,  neste momento de dor irreparável e roga a Deus que acalente cada coração enlutado.

 

Nota de Pesar  -  Secretário de Educação Fábio Vaz

 

Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Manoel Odir Rocha, 81. Médico, político, escritor, Odir Rocha, como era popularmente conhecido, foi um dos pioneiros da história do Tocantins. Chegou no estado ainda na época das lutas pela emancipação do Goiás. Fez da medicina sua profissão. Era político por vocação. Entre os cargos públicos que desempenhou, foi prefeito de Palmas e de Colinas do Tocantins, e deputado federal. Autor hábil, escrevia em prosa e verso.  Em 2010, foi um dos homenageados do 6º Salão do Livro.

 

A perda de Odir Rocha, para um câncer no fígado, deixa uma grande lacuna na história da literatura. Odir já teve seus textos citados em vestibulares e faz parte da memória afetiva tocantinense. Seu legado será sempre lembrado. Suas palavras, registradas em seus livros, nos acalentarão e continuarão nos revelando as belezas de um estado que ele escolheu como seu.

 

Nesse momento de tristeza, rogo a Deus pedindo que Ele acalente todos aqueles que sofrem com essa grande perda, de modo especial sua esposa dona Dirce Noda Rocha, filhas e netos.

 

Nota de Pesar  - Deputado estadual Valdemar Júnior 

 

Uma lamentável perda para nós, a partida do nosso amigo escritor, poeta e ex-prefeito de Palmas, Odir Rocha. Uma figura pública sempre muito querida por todos, que deixa um legado importante para aqueles que os conheciam, pois honrou o cargo que ocupou, sendo exemplo de coerência, trabalho e dedicação ao povo e a capital Palmas que ele tanto amava.

 

Meus sentimentos aos familiares, amigos,  admiradores e toda a população palmense pela perda deste grande líder que deixa sua marca e muitas histórias vivas em nossas memórias.

 

Nota de Pesar - Senadora Kátia Abreu 

 

É com profunda tristeza e pesar que recebo a notícia do falecimento do amigo Odir Rocha, 81 anos, que ocorreu hoje, 04, em Palmas, Tocantins.  

Casado com Dona Dirce Rocha e pai de três filhas, Odir foi deputado federal, prefeito de Colinas e de nossa capital, Palmas. Um médico renomado e atuante, sem deixar de lado as causas sociais nem a política.

Pai exemplar de três filhas, Odir Rocha deixa muitas saudades e um legado de amor, força, trabalho e determinação.

Aos familiares e amigos, transmito meu fraterno abraço, presto minhas sinceras condolências e rogo a Deus que os conforte nesse momento de dor e tristeza. 

 

Nota de Pesar - Deputado estadual Vilmar 

 

Recebemos com pesar a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, 81 anos, ocorrido nesta quarta, 4.

 

Homem público, médico, poeta, escritor, marido, pai, Odir fez história e amigos por onde passou, desde o início de sua vida pública, ainda em Colinas.

 

Deixa sua história de trabalho em Palmas por sua atuação na década de 90, quando a capital dava importantes passos de ganho de musculatura e desenvolvimento.

 

Direcionamos os nossos sentimentos a toda família e amigos, especialmente aos membros da Academia Palmense de Letras, da qual Odir fazia parte com muito orgulho.

 

Nota de Pesar - Presidente da ATM Diogo Borges

 

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), neste ato representada pelo seu presidente, prefeito de Talismã, Diogo Borges, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Colinas do Tocantins e de Palmas, Odir Rocha (81 anos), ocorrido nesta quarta-feira, 04 de maio de 2022, em decorrência de um câncer. 

 

Natural de Araguari (MG), Odir morava no Tocantins desde 1971, foi eleito prefeito de Colinas em 1989, sendo primeiro suplente de deputado federal em 1994, no qual ficou na função por 30 dias, e posteriormente voltou ao Estado para assumir o cargo de Secretário Estadual de Administração. Em 1996 foi eleito Prefeito de Palmas.

 

Médico de profissão, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Odir foi escritor e poeta, membro da Academia Tocantinense de Letras, e também ocupou cadeira na Academia Palmense de Letras. Ele deixa esposa e três filhas.

 

A Prefeitura de Palmas decretou luto oficial de três dias.

 

Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia possa acalmar corações e mentes de amigos e familiares nesse momento de imensa dor.

 

Nota de Pesar - Ministério Público do Tocantins (MPTO)



O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira, 4.



Em seus 81 anos de vida, Odir Rocha construiu um legado, enquanto médico, poeta, secretário de diversas pastas e prefeito das cidades de Palmas e Colinas do Tocantins. Entusiasta de todas as funções que exerceu, também constituiu um lastro de amigos e admiradores ao longo de sua trajetória.



Aos familiares de Odir Rocha e a todos aqueles que sentem a sua perda, externamos nossa solidariedade.

Comentários (0)