Ex-presidente da Câmara de Presidente Kennedy é condenado

Aladir Luiz de Miranda, ex-presidente da Câmara de Presidente Kennedy, foi condenado pela não prestação de contas referente ao exercício de 2003.

Ao julgar uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), o juiz José Carlos Ferreira Machado condenou Aladir Luiz de Miranda, ex-presidente da Câmara Municipal de Presidente Kennedy, pela não prestação de contas referente ao exercício de 2003.

 

Com a condenação, o ex-gestor terá que ressarcir ao erário o valor total do orçamento do Legislativo daquele ano (R$ 206.430,98), corrigido monetariamente, além de pagar multa correspondente a 10 vezes o subsídio que recebia enquanto vereador. Durante três anos, ele ainda terá seus direitos políticos suspensos e ficará proibido de contratar com o poder público e de receber incentivos de crédito e fiscais.

 

Aladir Luiz de Miranda encerrou seu mandato de presidente da Câmara em 2003, enquanto a ACP em seu desfavor foi proposta pela 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins em 2008, tendo por base uma condenação ao ex-presidente da Câmara, por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em virtude da omissão na prestação das contas.

 

A argumentação inicial do réu, de que teria apresentando as contas conjuntamente com o Poder Executivo, não foi comprovada durante o andamento do processo. Em sua decisão, datada de 30 de outubro último, o juiz José Carlos Ferreira Machado considerou que, ao omitir-se, o gestor tinha a intenção de não submeter a administração dos recursos públicos à fiscalização dos órgãos estaduais.

 

 

Comentários (0)