Fim da reeleição e duração de mandatos serão discutidos em audiência na AL

População deve participar da audiência que discutirá temas da Reforma Política. A ação foi iniciativa da deputada federal Josi Nunes. Audiência terá início às 9h, no auditório da AL.

Deputada Josi Nunes
Descrição: Deputada Josi Nunes Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Assuntos como fim da reeleição e duração de mandatos serão discutidos em audiência pública, sobre Reforma Política, prevista para acontecer  próxima segunda-feira, 11, na Assembleia Legislativa (AL). Serão abordados ainda, temas como as PECs 344/13 e 352/13. A ação é uma iniciativa da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara Federal. O evento terá início às 9h da manhã, no auditório da AL.

 

A audiência foi solicitada pela deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO), com objetivo de aproximar a população ao debate sobre as mudanças nas regras eleitorais. Segundo a deputada, “é importante a comunidade participar para entender o que está acontecendo e tomar conhecimento dos temas que podem mudar todo sistema eleitoral”.

 

A comunidade poderá participar da audiência fazendo perguntas e questionamentos sobre a Reforma Política. “A troca de ideias com os membros do parlamento tocantinense e com os deputados federais, pode contribuir muito com as decisões que serão tomadas”, disse Josi Nunes.

 

Temas que serão debatidos

Dentre os principais temas debatidos na Câmara, estão o financiamento de campanha, sistema eleitoral, coincidência de eleições, fim de reeleição, duração de mandatos, suplência de senador, voto facultativo, cláusula de desempenho, coligações proporcionais, federações partidárias, prazo de filiação para disputa, “janela de filiação”, participação da mulher, marketing político e acomodação de forças políticas.

 

Devem participar da audiência pública sobre a Reforma Política o relator da matéria, deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI) e o deputado federal Rubens Otoni (PT/GO).

 

(Com informações da Ascom)

 

Comentários (0)