Flávio Dino adere a projeto de Carlesse de unificação política e marca visita ao TO

Dino pré-agendou uma visita ao estado nos dias 22 e 23 de julho. Na oportunidade, o governador do Maranhão pretende conhecer o Jalapão

Crédito: Adetuc/Governo do Tocantins

Flávio Dino (PSB), governador do Maranhão, deu sinal verde ao Projeto de Integração Geopolítica Interestadual, do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL) e pré-agendou uma visita ao Estado nos dias 22 e 23 de julho. Na oportunidade, Flávio Dino pretende conhecer o Jalapão.

 

O convite para participar da iniciativa foi apresentado na tarde de quarta-feira, 23. A apresentação foi realizada pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, no Palácio dos Leões, sede do governo maranhense em São Luís (MA).

 

“Em atenção às diretrizes apontadas pelo governador Mauro Carlesse, no sentido de fortalecer parcerias e endossar a recuperação econômica pós-pandemia, apresentei este importante projeto ao governador Flávio Dino. Sabemos que os dois estados, Tocantins e Maranhão, além de estabelecerem fronteiras, possuem características semelhantes e interesses em comum. Nesse sentido, poderemos buscar soluções e efetivar políticas públicas em conjunto”, explicou o secretário Tom Lyra.

 

Projeto Geopolítica

 

O novo projeto, elaborado por Carlesse, busca a efetivação de políticas públicas capazes de gerar benefícios concretos para os estados. A iniciativa foca em oito áreas: saúde, infraestrutura, agronegócio, economia, segurança pública, turismo, ciência e tecnologia da informação e fronteiras.
 

O Projeto de Integração Geopolítica Interestadual visa a efetivação de políticas públicas entre os estados do TO, MA, PI, BA, PA, MT e GO, que concentram 1.530 municípios com uma população total de 45 milhões de habitantes, o que representa 21,74% da população nacional. 

 

A princípio, as cooperações se darão em pontos específicos. Com o Maranhão, estão previstos o desenvolvimento de ações voltadas ao escoamento das produções e o melhor aproveitamento da Ferrovia Norte-Sul e do Porto de Itaqui. 

 

Com a Bahia, estão previstas ações voltadas à produção agrícola e ao turismo interestadual. A parceria com o Piauí também se dará por meio do turismo, além das energias renováveis.

 

Com o Pará, serão firmadas parcerias nas áreas de produção mineral e aprimoramento das vias de acesso. A mobilidade entre estados também fará parte da parceria com o Mato Grosso, além de ações voltadas ao agronegócio. 

 

Por fim, com o estado de Goiás, serão desenvolvidas parcerias para o desenvolvimento das produções agrícolas e minerais, barreiras de fiscalização e turismo.
 

Comentários (0)