Folha diz que pauta segue trancada até que impasse das comissões seja resolvido

Folha Filho disse ainda que os vereadores impetraram um Mandado de Segurança contra a composição das Comissões e estão aguardando para os próximos dias um posicionamento da Justiça

Vereador José do Lago Folha Filho
Descrição: Vereador José do Lago Folha Filho Crédito: Foto: Ascom/Câmara

Em entrevista ao T1 Notícias, na manhã desta segunda-feira, 16, durante o lançamento do projeto Ação e Solução da capital, o líder do prefeito na Câmara de Palmas, vereador Folha Filho (PTN) chamou o presidente da Casa, vereador Rogério Freitas (PMDB), de “desequilibrado, por não sentar com os vereadores da base governista e resolver o problema da construção das Comissões Internas da Casa”.

 

Questionado sobre a pauta estar trancada há quase dois meses na Câmara, em função do impasse entre Freitas e a base do prefeito, que segundo informações apuradas pelo T1 Notícias, estariam esvaziando o plenário da Câmara, durante as sessões, para não votar as matérias, Folha disse que os vereadores querem votar, mas cobra a legalidade das Comissões.

 

“Não é a bancada do prefeito que não quer votar, pelo contrário, estamos querendo votar. Nós queremos que o presidente paute, mas paute com as comissões legais. Da forma que está estão ilegais. Portanto, nós só voltaremos a votar qualquer matéria depois que o presidente respeitar a proporcionalidade partidária, porque falta um presidente equilibrado, centrado que possa sentar, conversar e realmente exercer a liderança da Casa, por que o que está faltando é a liderança no presidente”,  disse  o vereador Folha Filho.

 

Folha questionou a forma como as comissões foram compostas e cobra que sejam feitas como a Assembleia do Tocantins e o Congresso Nacional fizeram, segundo ele, com base em resoluções atendendo a política partidária. “Enquanto o presidente não respeitar os vereadores e a Casa vamos ter muita dificuldade de trabalhar porque o presidente precisa rever as comissões de norma geral e não só substituir os membros que saíram dos partidos como foi feito. As comissões precisam ser revistas como fez o Congresso e os parlamentos brasileiros”, defende, complementando que “ele (presidente) passou por cima do Regimento Interno e precisa corrigir”.

 

Folha Filhou disse ainda que os vereadores impetraram um Mandado de Segurança contra a composição das Comissões e estão aguardando para os próximos dias um posicionamento da Justiça.

 

Com relação ao questionamento de que os vereadores estariam recebendo seus salários sem trabalhar o vereador disse que os parlamentares não estão votando as matérias no plenário da Câmara, mas permanecem trabalhando em prol da população palmense. “Nós estamos trabalhando. Estamos aqui no lançamento de um programa que beneficiará a população. A população está nos pagando e nós estamos trabalhando”, disse Folha.

 

Impasse

Rogério Freitas apresentou, em sessões anteriores na Câmara de Palmas, a ata da reunião em que os parlamentares definiram a recomposição das comissões. “Discutiram, assinaram e agora querem entrar na Justiça contra o que assinaram”, questionou o presidente da Câmara à época.

 

O T1 Notícias entrou em contato, por telefone, com o vereador Lúcio Campelo (PR) para repercutir as declarações do líder do prefeito. Lúcio afirmou que o vereador Folha “falta com a verdade e está brigando contra ele próprio”, já que segundo ele, durante reunião realizada com os 19 vereadores, Folha Filho teria concordado com a composição das Comissões. “A pauta não está trancada por causa da composição das comissões e sim por causa de uma Medida Provisória do Executivo. Ele (Folha) tem o controle da base e fica obstruindo a pauta, dificultando o trabalho da Casa por falta de compromisso com a sociedade”, rebateu Campelo.

 

(Atualizada às 13h05)

 

Comentários (0)