Frentes do PT definem Mourão como pré-candidato na disputa ao Governo do Estado

O juiz trabalhista aposentado Leador Machado também tinha interesse na disputa, mas aceitou abrir mão da corrida após discussões internas das frentes do Partido dos Trabalhadores

Crédito: Koró Rocha/ Arquivo Assembleia Legislativa

Frentes internas do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins se manifestaram favoráveis pelo nome do ex-deputado Paulo Mourão em uma pré-candidatura própria da sigla ao Governo do Estado nas eleições do ano que vem. Em conversa com o T1, na manhã deste segunda-feira, 05, Mourão destacou que seu nome foi definido pautado em discussões democráticas dentro do partido e que o momento é de apresentar aos tocantinenses um projeto viável de governo.

 

“Alternativa mais potente e real e que reúne as maiores condições políticas e eleitorais”, diz a nota assinada pelo deputado federal Célio Moura e pelas frentes Articulação de Esquerda (AE), Democracia Socialista (DS), Unidade na Luta (EL) e Esquerda Popular Socialista (EPS). Anteriormente, a Construindo um Novo Brasil (CNB) já tinha confirmado apoio a um projeto liderado por Paulo Mourão.
 

Antes dessa definição, dois nomes eram cotados como pré-candidatos ao projeto da sigla em torno do Palácio Araguaia: o do próprio Mourão e do juiz trabalhista aposentado Leador Machado, que disputou ano passado as eleições municipais de Araguaína. 

 

“A partir de um amplo debate decidimos pela pré-candidatura do companheiro Paulo Mourão, onde as quatro tendências e o deputado Célio Moura, se unificam em torno de um programa” menciona ainda a nota assinada pelo grupo.

 

Leia a íntegra da nota:

 

“NOTA DAS CORRENTES INTERNAS DO PT/TO À PRÉ-CANDIDATURA A GOVERNO DO TOCANTINS

 

As tendências internas do Partido dos trabalhadores- PT/TO, Articulação de Esquerda- AE, Democracia Socialista- DS, Esquerda Popular Socialista- EPS e a Unidade na Luta, vêm se mobilizando em torno do debate sobre a conjuntura política e eleitoral nacional e estadual, oportunamente no momento em que o PT encontra-se em fase de construções internas para definição de sua tática eleitoral rumo às eleições de 2022.

 

Por isto, nós representantes das tendências nos reunimos na manhã do dia 2 de julho com os dois pré-candidatos ao governo do Estado, os companheiros Paulo Mourão e Leador Machado na intenção de construir uma unidade que culmine na apresentação de uma única pré-candidatura para apresentar ao conjunto do partido. 

 

Os dois companheiros se colocaram inteiramente à disposição para cumprir com a importante tarefa de apresentar ao Tocantins uma candidatura própria do Partido dos Trabalhadores verdadeiramente alinhada com os interesses do povo Tocantinense que sonha e constrói este Estado.

 

A partir de um amplo debate decidimos pela pré-candidatura do companheiro Paulo Mourão, onde as quatro tendências e o deputado Célio Moura, se unificam em torno de um programa que traz como principais premissas:

 

• Defesa de candidatura própria do Partido dos Trabalhadores ao governo do Tocantins em torno de um projeto alternativo e representativo com um modelo de desenvolvimento que congregue desenvolvimento social e desenvolvimento econômico:

• Compromisso com a construção de uma transição ecológica, que promova o bem viver entre povo e natureza e a emancipação e soberania popular; 

. Compromisso com o acesso universal à terra, por meio de reforma agrária e urbana com respeito ao direitos  dos camponeses, agricultores familiares, povos originários promovendo soberania popular e alimentar;

• Enfrentamento das mazelas, trazidas principalmente, pelo  bolsonarismo que alia a radicalidade do projeto neoliberal com o ultraconservadorismo e ataques ao estado democrático de direito;

• Defesa prioritária de uma unidade nacional, que tenha na candidatura de Lula nosso principal norte para conduzir este projeto e livrar o Brasil do bolsonarismo;

• Compromisso com a construção de politicas estruturantes econômicas e de proteção social para reverter o desmonte dos direitos sociais e do nefasto programa de privatizações e venda do patrimônio público do povo do Tocantins;

• Defesa intransigente da liberdade como valor ético e humano central  de reversão da  dominação e opressão sobre os corpos, territórios e a vida do povo, combatendo e enfrentando o neoliberalismo e o ultraconservadorismo.

 

Diante disto, apresentamos ao conjunto do partido a absoluta disposição de construir a unidade em torno de uma pré-candidatura e de um programa para disputar o governo do Estado nas eleições de 2022. 

 

Neste sentido apresentamos nosso apoio ao nome do companheiro Paulo Mourão como a alternativa mais potente e real e que reúne as maiores condições políticas e eleitorais.

 

Por um partido socialista, democrático, de massas e aliado às lutas sociais, para construir um Tocantins justo e fraterno socialmente e com soberania do seu povo.

Assinam:

Articulação de Esquerda- AE

Democracia Socialista- DS

Esquerda Popular Socialista- EPS

Unidade na Luta

Deputado Federal Célio Moura”

Comentários (0)