Jacqueline Adorno será a primeira mulher a assumir o Governo do Tocantins

Siqueira Campos sai em férias e o vice-governador, João Oliveira e o presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Moreira, alegaram motivos pessoais para não assumirem o Governo do Estado.

 

A presidenta do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno, será a primeira mulher a assumir o Governo do Estado. A posse está marcada para quarta-feira,3, quando o governador entra em período de férias.

Terceira na ordem de comando do Estado, Jacqueline Adorno assumirá porque tanto o vice-governador João Oliveira, quanto o presidente da Assembléia Legislativa, Raimundo Moreira (PMDB), comunicaram à Casa Civil, a impossibilidade de assumirem o cargo por motivos particulares.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, Siqueira Campos viaja ao nordeste brasileiro em companhia da primeira dama Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Luis Cláudio Benício, e da secretária da Cultura, Kátia Rocha. Todos no gozo de férias regulamentares. Mas, apesar de estar em férias, o Governador não se desliga os interesses do Estado.

Projetos


De Natal-RN, seu destino inicial, Siqueira Campos se desloca diretamente para um projeto de fruticultura gerenciado por um grupo japonês, situado próximo a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Acompanha-o nesta visita o consultor Kenjy Kawano, presidente da Kenbridge Consultant, especialista em captação de investidores no oriente, Europa e Estados Unidos.

A produção de frutas da região de Mossoró tem mercado interno e externo garantido, sendo que os agricultores japoneses daquela região demonstram interesse em investir no Tocantins e possuem solidez econômica para implantar projetos com recursos próprios.
 

Em Alagoas

O Governador vai também a Alagoas, onde visita plantações de palmáceas, que também tem mercado garantido e o Tocantins oferece condições climáticas e de solo propícias para seu cultivo. Ainda no Rio Grande do Norte, a secretária da Cultura, Kátia Rocha visita Caicó, um dos maiores centros de produção de artesanato e rendas do nordeste, em busca de subsídios para implantar no Tocantins, em parceria com o Sistema S, projetos que possam gerar emprego e renda para famílias mais carentes. Kátia deverá visitar outros centros importantes de produção de artesanato e confecções durante a viagem.

 

Perfil

 

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa é natural de Anápolis (GO). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Especializou-se em Direito Penal e em Direito Processual pela Academia de Polícia de Goiás. Iniciou sua carreira jurídica no Estado do Tocantins em 1990, após ser aprovada no I Concurso para Promotor de Justiça, tendo atuado nas Comarcas de Palmeirópolis, Paranã, Colméia e Porto Nacional. Em dezembro de 1997, foi promovida 3ª Procuradora de Justiça, acumulando o cargo com a coordenação dos Centros Integrados do Ministério Público a partir de 1999.

Chefiou a Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Tocantins entre os anos 2000 e 2002, sendo reconduzida para um segundo mandato. No entanto, em novembro de 2002, assumiu o cargo de Desembargadora, preenchendo a 12ª vaga da Corte.

Em sua trajetória de apenas nove anos no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins assumiu a Vice-Presidência da Corte durante o biênio 2003/2005; integrou as Comissões de Seleção e Treinamento (2007/2009), Organização Judiciária (2005/2007), Jurisprudência e Documentação (2005/2007), Orçamento e Finanças (2003/2005) e Distribuição (2003/2005); presidiu a 1ª Câmara Cível (2003/2005) e a 2ª Câmara Criminal (2005/2007 e 2007/2009); foi Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura (2007/2009); membro do Conselho Administrativo da ESMAT (2003/2005) e do Conselho Superior da Magistratura (2003-2005), além de coordenadora de Informática do Tribunal de Justiça (2008/2009).

Jacqueline Adorno também atuou no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins como Juíza de eleições e suplente de Corregedor.

A nova presidente é casada com Gláucio e mãe de dois filhos, Brenda e Gláucio Jr.

 

Comentários (0)