José Geraldo diz que PTB e Democratas caminham para junção nacional

Segundo o presidente do PTB no Estado, José Geraldo, apesar de boa relação no TO, em Brasília PTB e DEM estão de lados opostos, mas Professora Dorinha (DEM) informou que PTB tem histórico de oposição.

José Geraldo disse que aguarda convenção nacional
Descrição: José Geraldo disse que aguarda convenção nacional Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O ex-deputado José Geraldo, presidente do PTB estadual, confirmou ao T1 Notícias que o partido caminha para uma fusão nacional com o Democratas. “Estamos aguardando a convocação de uma convenção nacional, mas isso ainda não aconteceu e nem tem previsão”, relatou.

 

As informações que correm nos bastidores é que as articulações sobre a junção do PTB e do Democratas estão adiantadas. Se isso acontecer na Assembleia Legislativa a nova sigla teria três parlamentares, Eduardo Siqueira e Mauro Carlesse, ambos do PTB e o presidente da Casa, Osires Damaso (Democratas). Na bancada federal esta nova sigla pode chegar a 46 deputados.

 

Segundo José Geraldo no próximo dia 13 de maio o partido vai realizar um grande ato nacional em comemoração aos 70 anos de sua fundação e neste momento “pode ser que tenha alguma novidade”.

 

Na ocasião o ex-deputado lembrou que o maior entrave é que a bancada do PTB é governista e a do DEM oposição. “A nível nacional esse é principal entrave”, mas questionado sobre o que ele pensa sobre o assunto no âmbito estadual José Geraldo disse ver com bons olhos. “Temos um relacionamento muito bom com os membros do DEM no Estado”, ressaltou.

 

Ao T1 Notícias a deputada federal Professora Dorinha,  que preside o DEM no Tocantins, disse que "tanto do ponto de vista do DEM quanto do PTB tem possibilidade de haver a junção".

 

Para Dorinha, a fusão vai contribuir para as duas siglas. "A fusão vai dar uma estrutura partidária important", ressaltou a deputada ao informar que a princípio é favorável. "Tem que ser bom para as duas bancadas", disse.

 

Questionada sobre os membros do PTB que não concordam com a fusão por serem da base aliada do Governo, Dorinha informou que "se olharmos os documentos oficiais do partido, percebemos que é um partido de oposição".

 

Na oportunidade a deputada informou que o nome da nova sigla deve ser PTB, tendo em vista que é o mais antigo,  mas o número fica o do DEM, 25. "A proposta é que a liderança do partido seja do DEM", finalizou.

 

(Atualizada as 21h39)

 

 

Comentários (0)