Juiz adia análise de ação movida por Coimbra e vai ouvir a Nacional

Nacional deve ser ouvida no prazo de 15 dias após a notificação. Depois disso, a o juiz vai analisar o pedido da defesa de Coimbra para cancelar a dissolução do diretório.

Advogado Juvenal Klayber
Descrição: Advogado Juvenal Klayber Crédito: Lourenço Bonifácio

A análise do pedido de ação cautelar com pedido de liminar protocolado pela defesa do deputado federal, Júnior Coimbra, por meio do advogado Juvenal Klayber, contestando a dissolução do diretório estadual do PMDB, foi adiada pelo juiz Lauro Augusto Moreira Maia.

 

De acordo com a decisão do último dia 22, o juiz entendeu que é necessário ouvir o Diretório Nacional para depois decidir se defere ou não o pedido de Coimbra, que é apoiado pelos deputados estaduais Vilmar do Detran, Iderval Silva e José Augusto Pugliese.

 

Segundo o advogado Juvenal Klayber, a partir da notificação do PMDB Nacional, haverá um prazo de 15 dias para a oitiva e só depois o pedido será analisado pela justiça.

 

Alegações

No documento protocolado pela defesa, os deputado alegam afronta ao contraditório e ampla defesa, dúvida sobre as assinaturas de renúncia aos postos ocupados no diretório regional, que a renúncia deveria ser apresentada perante o diretório regional (ausência de maioria apta a deliberar) e ausência da maioria absoluta de renunciantes.

 

Entenda

Após a renúncia da maioria dos membros, o diretório foi dissolvido pela direção nacional, mesmo assim os deputados que apoiam Coimbra alegam que parte dos membros que assinarm  a renúncia se arrependeram e voltaram atrás.

Depois disso, a Nacional nomeou uma Comissão Provisória que tem como presidente o ex-governador Marcelo Miranda. Uma nova eleição deve ser realizada no prazo de 90 dias, a partir da posse da Comissão.

 

Confira a decisão

 

Comentários (0)