Justiça determina à Vanda Monteiro imediata suspensão de pesquisa supostamente falsa

O juiz estabeleceu o prazo de 48 horas para que Vanda apresente defesa e fixou multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

Candidata a prefeita de Palmas, Vanda Monteiro.
Descrição: Candidata a prefeita de Palmas, Vanda Monteiro. Crédito: Divulgação

O juiz Lauro Augusto Moreira Maia, da 29ª Dona Eleitoral de Palmas, atribuiu liminar determinando que a candidata à prefeitura de Palmas, Vanda Monteiro (PSL), retire imediatamente propaganda irregular de suas redes sociais. A decisão foi assinada pelo juiz na última segunda-feira, 19, que estabeleceu o prazo de 48 horas para que Vanda apresente defesa e fixou multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

 

No documento, é determinada a suspensão com urgência da divulgação da pesquisa, pois “conforme se verifica, nem na imagem nem no texto da publicação é possível identificar todos os dados obrigatórios para divulgação de pesquisa”.

 

A decisão se refere ao compartilhamento por parte de Vanda, de uma pesquisa eleitoral sem os requisitos exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa, julgada como falsa, foi divulgada nas redes sociais do facebook, perfil no twitter e no instagram de Vanda.

 

De acordo com o juiz, a pesquisa divulgada mostra Vanda Monteiro empatada tecnicamente com Cinthia Ribeiro, o que não demonstra veracidade, pois não corresponde às demais pesquisas registradas na Justiça Eleitoral. “O infográfico divulgado pela representada apresenta evidente desproporção quanto a real distância entre os pontos percentuais da pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número TO-04083/2020, distorcendo a realidade, levando ao subconsciente do eleitor que a representada estaria tecnicamente empatada com a primeira colocada da pesquisa, a candidata Cinthia Ribeiro”.

 

O pedido eleitoral foi realizado pela coligação "Palmas só melhora", da candidata à reeleição, Cinthia Ribeiro.

Comentários (0)