Justiça Eleitoral suspende pela 3ª vez divulgação de pesquisa de intenção de votos

Pela terceira vez, Justiça Eleitoral entendeu que não foram cumpridas normas exigidas pela legislação em pesquisa registrada pelo Tocantins Agora

Pesquisa volta a ser barrada pela justiça
Descrição: Pesquisa volta a ser barrada pela justiça Crédito: Divulgação

Em decisão expedida na noite desta quarta-feira, 23, a Justiça Eleitoral, através do juiz auxiliar Márcio Gonçalves Ferreira, suspendeu mais uma vez a divulgação de pesquisa registrada por Stephson Kim Nunes, através de sua microempresa individual Tocantins Agora, por entender que não foram cumpridas as regras exigidas na legislação. A representação pedindo a impugnação ao registro da pesquisa foi apresentada pela coligação "A verdadeira mudança", do candidato Carlos Amastha (PSB).

 

Nas duas primeiras ocasiões, Stephson Kim se registrou como o estatístico da pesquisa, mas informou ser uma falha humana. Nesta decisão de ontem, embora a pesquisa tenha sido assinada por um estatístico, “o levantamento parece ter a mesma base da pesquisa anterior, sendo que o novo registro foi apenas uma automatização do sistema”, informou a coligação de Amastha.

 

“De fato, na defesa acostada àqueles autos, a impugnada expressamente reconhece que os protocolos de registro TO-07712/2018 e TO-09234/2018 referem-se à mesma pesquisa eleitoral e que a alteração da numeração se deu de forma automática pelo sistema. Então, vislumbro que há fumaça do bom direito nas alegações dos impugnantes, visto que aparentemente a pesquisa registrada sob o número de protocolo TO-09234/2018, objeto da presente impugnação, não foi realizada por profissional registrado no órgão responsável, qual seja, o Conselho de Estatística”, destacou o juiz.

 

A justiça determinou que Stephson Kim se abstenha de divulgar os resultados, o que ocorreria nesta quinta-feira, 24, até comprovar que a pesquisa foi feita por um profissional habilitado.

 

Em sua página no Twitter, ainda na noite de ontem, Stephson Kim se pronunciou sobre a decisão. “Com muita clareza, com tranquilidade, não divulgaremos nossa pesquisa. Um trabalho perdido. Equipe na rua novamente! Cabeça erguida. O tempo cuida de tudo. Senhor da razão”.

Comentários (0)