Kátia Abreu é eleita presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado

Na ocasião, a senadora destacou importância de acordos comerciais internacionais, como Mercosul-União Europeia. Kátia é a primeira mulher a presidir o colegiado

Senadora Kátia Abreu (PP-TO).
Descrição: Senadora Kátia Abreu (PP-TO). Crédito: Leopoldo Silva/Agência Senado

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) foi eleita nesta terça-feira, 23, por aclamação, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para o biênio 2021/2022. A parlamentar sublinhou a importância estratégica do colegiado e afirmou que trabalhará pela ampliação do comércio exterior brasileiro.

 

Kátia Abreu, que foi escolhida para liderar a CRE por meio de acordo entre os partidos da Casa, agradeceu o apoio dos colegas e da sua legenda, o PP. Ela é a primeira mulher a presidir o colegiado. O vice-presidente da comissão ainda não está definido.

 

A parlamentar apresentou dados que mostram que a participação do Brasil no comércio mundial reduziu de 2% para 1,3% de 2017 até hoje. “Nós tivemos uma grande regressão. O Brasil está atrasado na área do comércio internacional”, disse.

 

“Para se ter uma ideia, o Brasil representa apenas 4% do que a China compra. Se nós não ampliarmos em nada essa participação e a China aumentar suas compras como pretende aumentar, nós vamos ter uma reforma da previdência a cada ano a mais do que nós arrecadamos hoje”, exemplificou.

 

A parlamentar também destacou o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, cuja negociação está paralisada. “Houve uma interrupção por conta de problemas políticos, mas nós vamos retomá-lo. Convoco todos os meus colegas do Senado Federal para que nós possamos, de Parlamento para Parlamento, negociar”, afirmou. “Todos só têm a ganhar com essa união”, completou.

 

Apoio

 

O ex-presidente da CRE de 2019 a 2021, Nelsinho Trad (PSD-MS), desejou boa sorte. “Que vossa excelência possa com esse seu empreendedorismo, com esse seu entusiasmo e com essa sua determinação peculiar à sua personalidade, dar realmente a velocidade de ação de que esta Comissão precisa”, afirmou.

 

Jaques Wagner (PT-BA) sublinhou a experiência da senadora na área do agronegócio. “A senhora tem uma forte relação com o mundo do agronegócio, que é um setor que nos coloca nos quatro cantos do mundo”. O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) também a parabenizou. “Sou testemunha da sua luta, seu conhecimento e empenho em favor dos temas nacionais aqui na comissão”, disse.

 

O senador Espiridião Amin (PP-SC) destacou o trabalho que Kátia Abreu já vinha fazendo na CRE. “Mesmo não sendo diretamente ligada ao assunto, a sua participação tanto na apreciação dos embaixadores quanto na questão da defesa nacional sempre foi muito expressiva”, ressaltou.

Comentários (0)