Kátia Abreu está na Universidade de Havard para ministrar palestra sobre agricultura

Parlamentar defende que não pode haver retrocesso nos avanços alcançados pelo setor

Senadora Kátia Abreu
Descrição: Senadora Kátia Abreu Crédito: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) desembarca nesta quinta-feira (4) nos Estados Unidos a convite da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, para ministrar palestra sobre os avanços e desafios da agricultura brasileira. É a segunda vez que a parlamentar é convidada pela instituição para falar sobre o tema durante a Brazil Conference at Harvard & MIT.

 

Conhecida internacionalmente como defensora do agronegócio brasileiro, a senadora diz que não se furtará ao debate e levará ao evento a mensagem de que o setor não pode retroceder.

 

A parlamentar destacou que, nos últimos 25 anos, a agricultura brasileira teve acréscimo de 98% no Produto Interno Bruto (PIB) e 236% na produção. Contribui atualmente com 38% do emprego nacional e representa 50% das nossas exportações. “Tudo isso graças à eficiência e à produtividade dos nossos agricultores. Não podemos e não iremos aceitar nenhum tipo de retrocesso. Isso não é negociável”, argumenta.

 

Kátia afirmou, também, que deve traçar um panorama dos principais desafios da agricultura brasileira. Para a senadora do Tocantins, há necessidade de incluir pequenos e médios produtores no processo de atendimento à demanda global.

 

“A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) espera que o Brasil seja o maior exportador de alimentos do mundo para uma população estimada de 9,7 bilhões de pessoas em 2050. Acredito que podemos superar essa expectativa, mas para isso temos que investir no pequeno e médio produtor”, disse.

 

A senadora alertou para a concentração de renda no campo, já que, atualmente 6% dos agricultores respondem por quase 70% de toda a produção. “Temos que mudar essa realidade investindo em tecnologia e assistência técnica também para os pequenos e médios produtores, aumentando assim a produção nacional e a distribuição de renda no campo”, defende.

 

A quinta edição da Brazil Conference at Harvard & MIT acontece de 5 a 7 de abril e conta com lideranças de diversas áreas discutindo os principais desafios para o futuro do Brasil.

 

Participam dos diversos painéis que compõe a conferência lideranças como o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, a procuradora Geral Raquel Dodge, o jogador Pelé e o técnico da seleção brasileira de futebol, Tite.

 

“Palestrar na Universidade de Harvard e debater sobre a Agricultura Brasileira me dá muita alegria pois terei também a oportunidade de falar sobre nosso Tocantins e o MATOPIBA. O mundo espera muito de nós e não iremos decepcionar. Produzir alimentos é a nossa missão”, garante Kátia.

Comentários (0)