Kátia faz alerta sobre mortes previstas para abril e trabalha por quebra de patentes

A senadora pelo Tocantins faz o alerta para o risco de 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil neste mês de abril, e destaca busca por quebra de patentes de vacinas pela África do Sul, Brasil e Índia

Senadora Kátia Abreu (PP-TO).
Descrição: Senadora Kátia Abreu (PP-TO). Crédito: Divulgação/Agência Senado

A senadora pelo Tocantins, Kátia Abreu (Progressistas), se manifestou publicamente, em carta aberta, alertando ao país todo sobre a necessidade de intensificar os cuidados em função da fase aguda da pandemia da Covid-19 no Brasil, que pode registrar 100 mil mortos apenas em neste mês. Kátia declara na carta que trabalha por quebra de patentes de vacinas em todo o mundo.

Em trecho da carta aberta, Kátia diz: “estamos trabalhando também para quebrar a patente das vacinas no mundo, Índia e África do Sul com cerca de 100 países fizeram o pedido na OMC, mas governo do Brasil não aderiu. Temos confiança de reverter essa posição brevemente”.

O país se consolidou nos últimos meses como epicentro da pandemia, com mais de 331 mil mortos, e ultrapassando recorrentemente a marca de mil mortos por dia e na iminência de registar 13 milhões de casos confirmados de Covid-19.

Com mais de 143 mil casos confirmados, o Tocantins soma 2.107 óbitos e tem atualmente 66% dos leitos clínicos e 87% dos leitos de UTI ocupados, tendo apenas 6,62% da população vacinada. O Estado recebeu 270.250 e distribuiu 206.968 mil doses de vacinas contra o coronavírus, 139.968 doses foram aplicadas, 104.111 da primeira dose e 35.857 da segunda.

A senadora aponta na carta, que “o Brasil teria que vacinar 70% dos brasileiros até junho para conter a disparada dos contágios e mortes”, e considera que o país “longe ainda de conseguir a meta”, aplicou 40 milhões de doses enquanto precisa aplicar pelo menos 300 milhões.

Leia na íntegra a carta da senadora:

QUERIDOS TOCANTINENSES

Gostaria de alerta-los sobre a gravidade do momento que estamos vivendo. Em abril a previsão é que 100.000 pessoas devam ir a óbito por causa da Covid.

A variante de Manaus do Corona é mais violenta em termos de contágio do que a original da China. Se cuidem por favor. Estamos numa grande batalha por mais vacinas, mas não está fácil.

Segundo especialistas eminentes da área, o Brasil teria que vacinar 70% dos brasileiros até junho para conter a disparada dos contágios e mortes.

Seriam necessárias 300 milhões de doses. Até agora vacinamos 20 milhões de pessoas com 40 milhões de doses, portanto estamos longe ainda de conseguir a meta.

Alertem firmemente seus familiares e amigos quanto ao:

- uso de máscaras,
- lavar as mãos,
- manter distanciamento físico,
- evitar lugares fechados.

São medidas simples e recomendadas no mundo inteiro porque são fundamentais na eliminação do contágio.

A vacina é SUPER importante, mas não faz milagres sozinha. Temos que fazer nossa parte. Estamos trabalhando também para quebrar a patente das vacinas no mundo.

Índia e África do Sul com cerca de 100 países fizeram o pedido na OMC, mas governo do Brasil não aderiu. Temos confiança de reverter essa posição brevemente.

Fiquem com Deus e saibam que o Senado Federal está trabalhando incansavelmente para a superação desta grave crise mundial.

Senadora Katia Abreu

Comentários (0)