Laurez define por Torquato e diz que terá cautela na composição da chapa majoritária

Com o fim do segundo mandato frente a Prefeitura de Gurupi, assume que começará a percorrer o Estado de olho no Palácio Araguaia em 2022

Crédito: Reprodução

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), depois de vários meses evitando comentar sobre o processo eleitoral no município, decidiu não esconder mais o nome pré-candidato de sua preferência para sucedê-lo na prefeitura. Na noite de segunda-feira, 9, entrou em contato com o T1 Notícias para revelar que está decidido a apoiar Gutierres Borges Torquato, seu secretário de Saúde, também tucano.

 

Moreira sempre foi cauteloso ao comentar sobre sucessão, alegando que não era o momento de priorizar o assunto e que a sua preocupação era com a gestão. No entanto, continua insistindo nessa tese e avisa que, apesar das especulações, não vai comentar sobre quais partidos buscará alianças para a composição da chapa majoritária. “Não tenho pressa para não espantar possíveis aliados e evitar eventuais dissensões no grupo aliado”, observa.

 

Na entrevista, o prefeito garantiu que vai permanecer no PSDB, concentrando todas as suas forças na gestão da cidade e que só vai entrar para valer na pré-campanha depois do fim da janela partidária.

 

Moreira se diz um político prudente e que não pensa a política com imediatismo. Revelou na entrevista que é afeito às articulações e que não gosta de tomar decisões açodadamente, segundo ele, para não ter que consertar lá na frente alguma atitude precipitada que viesse a tomar.

 

Plano para 2022

 

Laurez Moreira sabe que os partidos que fazem oposição à sua gestão estão se articulando para tentar derrotá-lo no pleito de outubro, mas evita entrar mérito da discussão. Prefere agir com cautela porque tem planos para 2022 e defende que os adversários de hoje podem ser aliados amanhã. É nessa linha de raciocínio que o prefeito se comporta.

 

E confessa que sua estratégia política é preparar para as eleições majoritárias daqui a pouco mais de dois anos. “Mas só vou entrar nesse processo quando concluir o meu mandato de prefeito”, pondera ao lembrar que, a partir de janeiro de 2021, começará a percorrer todo o Estado, preparando terreno com olho no Palácio Araguaia.

 

Nos dois anos que ficará sem mandato, disse que vai percorrer o estado, com o objetivo de formar uma grande frente em “defesa e fortalecimento da economia do Tocantins”.

 

Atualmente, já não é um crítico tão mordaz ao governo estadual, mas já chegou a classificá-lo como um governador de “gestão fraca”. “Sem estar fazendo política e sem o apoio do Estado eu estou conseguindo trazer recursos para Gurupi”, sustentou no início do ano ao comparar sua administração com a de Mauro Carlesse.

 

Análise da gestão

 

“Acho que estou realizando uma das melhores gestões desse país, deixando a cidade organizada para o meu sucessor”, conjecturou, para afirmar em seguida que vai deixar Gurupi com cobertura de cem por cento de energia elétrica, água tratada, pavimentação, regularização fundiária e com Georreferenciamento completo. Afirmou ainda que em termos de obras planeja deixar de 80% a 90% de rede de esgoto instalada e 80% da iluminação pública com lâmpadas de led.

 

Defesa

 

Torquato é o homem de confiança de Laurez e seu sobrinho. Ele justifica a sua escolha ao comentar sobre as qualidades do pré-candidato. É advogado e “tem larga experiência em gestão pública”, destaca o prefeito ao enumerar as funções que Gutierres já exerceu. Foi Coordenador Financeiro da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-TO), Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretário de Administração. Também foi Presidente do Instituto de Previdência Social de Gurupi (Gurupiprev), e do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu).

Comentários (0)