Legado de Danilo na gestão Amastha atrai gestores e técnicos do país

Com Danilo de Melo na gestão, Amastha ressalta que modelo de educação de Palmas atrai gestores e técnicos de várias partes do país

Ex-prefeito Amastha destaca Capital como referência na educação
Descrição: Ex-prefeito Amastha destaca Capital como referência na educação Crédito: Divulgação

Divulgado durante um dos programas eleitorais do ex-prefeito de Palmas (TO), Carlos Amastha, e que repercutiu em todo o Brasil e em alguns países, o modelo de gestão da educação da Capital do Tocantins segue atraindo prefeitos, secretários e técnicos de várias partes do Brasil. Os gestores públicos e profissionais da educação querem conhecer pessoalmente o trabalho desenvolvido na cidade na área de educação, que se tornou referência nacional.

 

Na segunda-feira, dia 18, esteve em Palmas o prefeito da cidade de Dom Eliseu (PA), Ayeso Gaston Siviero, que disse ter ficado encantado com o que viu nas escolas de Palmas, principalmente na de tempo integral Almirante Tamandaré mostrada no vídeo durante a campanha eleitoral para eleição suplementar do Tocantins. “Estamos maravilhados e encantados com este modelo de ensino que está revolucionando a educação pública e fundamental de todo o Estado e repercute para todo o Brasil. Eu, como tantos outros prefeitos e educadores, conheci esse modelo. É um modelo que integra o aluno com a sociedade, professores e traz resultados maravilhosos, grandiosos... É o que o país necessita, ou seja, educação melhor, com mais qualidade e que forma cidadãos. E estamos vendo acontecer em Palmas, no Tocantins e queremos replicar, levando esse modelo para nossas cidades”, afirmou.

 

Anteriormente, o prefeito de Resende (RJ), Diogo Balieiro, classificou o modelo da educação de Palmas como espetáculo. Ele estava acompanhado de técnicos das secretarias de Educação e Planejamento. “A [escola] Almirante Tamandaré é um espetáculo. Já conhecia pela rede social, pela internet, mas pessoalmente é surpreendente. É um desafio para nós replicar parte do que a gente viu aqui para nossa cidade”, afirmou.

 

Motivo de orgulho

 

Para o ex-prefeito de Palmas, colocar a capital do Tocantins como referência nacional na educação é resultado de um trabalho de gestão eficaz que simboliza um dos principais legados que deixou como chefe do Executivo municipal por cinco anos. “Já era um motivo de orgulho para mim ter podido vivenciar aquele momento como prefeito. Compartilho isso com os profissionais da educação que temos, que são os melhores do Brasil e acreditaram na proposta. E também compartilho com as nossas crianças, com suas famílias que também acreditaram nessa proposta”, declarou Amastha. “Como eu disse na época “eu me sentiria o homem público mais realizado do mundo se tivesse feito só isso” porque, também como disse na oportunidade, “cuidar do futuro de uma cidade através de suas crianças é o principal””, afirmou o ex-prefeito.

 

O vídeo se tornou um fenômeno nas redes sociais. Ele alcançou grupos e foi compartilhado a contatos de brasileiros de vários Estados. Durante a campanha, prefeitos, ministros de Estado entraram em contato com Amastha para parabenizá-lo pelo conteúdo divulgado. "Imaginem... Em tempos de crise na política um vídeo de propaganda eleitoral viralizar desta forma e positivamente. Foi sensacional. É resultado de trabalho, de credibilidade e esforço de toda uma gestão", comentou o ex-prefeito.

 

Palmas como referência

 

Os gestores e técnicos querem conhecer os projetos desenvolvidos pela prefeitura de Palmas na educação como, por exemplo, as escolas trilíngues, as unidades como a Almirante Tamandaré que produz praticamente a própria merenda, com uma padaria própria, horta, tanque de criação de peixes, além do modelo de educação, feito em parceria com a Marinha.

 

Nesta quarta-feira, dia 20, chegaram a Palmas 22 acadêmicos do Curso de Pedagogia do Instituto Educacional Santa Catarina (IESC/FAG) de Guaraí. Eles visitarão quatro CMEIS para estudo de caso da Educação Infantil de Palmas. Estão sendo aguardados na próxima semana gestores e profissionais da educação de Sorocaba (SP), de Vinhedo (SP) e de Vitória (ES).

 

A gestão Amastha na Educação

 

Nos cinco anos como prefeito de Palmas a educação também sofreu uma transformação. Graças ao trabalho feito desde janeiro de 2013, quando Amastha tomou posse, hoje Palmas tem 80% dos alunos no sistema de tempo integral nas escolas municipais, todas com ar-condicionado.  Na sua gestão, Amastha entregou três escolas de tempo integral modelo padrão e lançou a pedra fundamental para construção da ETI Taquari. E mais: a educação de Palmas obteve o melhor índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até a nona série entre todas as capitais brasileiras. E, também devido ao planejamento e gestão, hoje são mais de 800 vagas disponíveis nos Cmeis e nas ETIs da Capital.

Comentários (0)