Liminar suspende efeitos de inelegibilidade e Valdemir Barros disputará em Pium

O ex-prefeito de Pium, Valdemir Oliveira Barros (PSDB), conseguiu, por meio de liminar suspender os efeitos de sua inelegibilidade. Barros homologou candidatura a prefeito no último dia 30 de julho

O ex-prefeito de Pium, o médico Valdemir Oliveira Barros (PSDB), conseguiu, por meio de liminar suspender os efeitos de sua inelegibilidade e no último dia 30 de julho realizou a convenção que homologou sua candidatura a prefeito de Pium. A decisão foi proferida no dia 3 de agosto, pelo juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva da Segunda Vara Federal.

 

Na decisão o juiz reconhece que o processo ficou parado por três anos e suspende os efeitos dos dois acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU), relacionados a recursos de convênios, firmados entre a Prefeitura de Pium e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), tornando legível o ex-prefeito.

 

Entenda   

Conhecido como dr. Valdemir, Barros foi prefeito de Pium de 1993/1996 e em 2001/2004. Nesse último pleito, o gestor informou que recebeu um recurso da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para construção de 42 banheiros na cidade. “No final do meu mandato tive que me ausentar por causa de problemas pessoais e a empreiteira responsável pela obra se apropriou do dinheiro e foi embora, abandonando a obra sem concluir. Eu como ordenador de despesas deveria ter medido e pago, medido e pago, mas o secretário de finanças agindo de boa fé pagou [antecipadamente]”, relatou.

 

Construções com dinheiro próprio

O ex-prefeito disse ainda que construiu 21 banheiros com o recurso próprio. “Eu ainda consegui fazer a metade dos banheiros com meu recurso próprio. Paguei para fazer e o empreiteiro voltou em 2005, assumiu a responsabilidade tentou fazer os outros 21 banheiros que estavam começados, mas o prefeito da época não permitiu. Hoje o empreiteiro Fábio Costa assinou documentos assumindo que o dinheiro caiu na conta dele e que ele usou. Ele assume, mas a responsabilidade é minha porque eu era o ordenador de despesas”, assumiu o ex-prefeito.

 

Eleições 2016

Valdemir disse que já deu entrada no registro da sua candidatura, que tem como vice-prefeito, Domingos Babilônia (PR). Para a eleição proporcional foram montadas duas chapas uma do PSDB com 12 candidatos a vereadores. E a outra da coligação PR/PPS também com 12 candidatos a vereadores.

 

 

 

(Atualizada às 17h49)

 

 

 

Comentários (0)