Magda Borba realiza Encontro Rural e ouve necessidades de agricultores

A prefeita eleita de Miracema, Magda Borba, realizou o 1º Encontro Rural no município e ouviu as principais necessidades dos agricultores familiares da região.

Encontro Rural
Descrição: Encontro Rural Crédito: Divulgação

 

Agricultores familiares da Serra da Lôpa e região participaram neste domingo,2, do 1° Encontro Rural do Município de Miracema. O evento abordou temas como educação, agricultura familiar, habitação e geração de renda. O 1° Encontro Rural de Miracema reuniu mais de 300 pessoas e contou com a participação da prefeita eleita Magda Borba (PR), profissionais da área de agricultura, vereadores, além do consultor em programas habitacionais, Reginaldo Staacks.

Segundo Magda Borba, o evento foi uma oportunidade de discutir as necessidades locais e ainda levar até os pequenos produtores informações sobre novas tecnologias do campo e fortalecimento da renda familiar.

 “As demandas apresentadas serão analisadas. Vamos trazer melhorias e oportunizar as famílias o acesso a programas do governo federal como o Minha Casa, Minha Vida”, explicou Magda. A prefeita destacou ainda que serão realizados outros encontros.

Programa de habitação

O consultor em programas habitacionais, Reginaldo Staakcs, falou sobre o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e esclareceu dúvidas das famílias em relação à documentação e exigências do programa.

“A maioria dos problemas que impedem as famílias de serem beneficiadas com a moradia é a falta de documentação. As famílias que moram em casas de adobe ou palha estão correndo risco, os interessados devem procurar o gestor público para cobrar a implantação do programa habitacional”, explicou Reginaldo.

Problemas na educação

Água sem tratamento, falta de merenda e transporte escolar precário. Estes foram os principais problemas apresentados pela comunidade da Serra da Lôpa.  Segundo os moradores, os estudantes da escola Bartolomeu Fraga consomem água sem tratamento vinda de uma represa. Ainda de acordo com o informado, os estudantes são transportados em uma caminhonete sem condições de segurança e em estado de conservação comprometido.

O pedagogo e representante da área da educação, Robson Vila Nova, pontuou que a equipe de planejamento da gestão vai para implantar medidas emergências logo nos primeiros dias de governo.

Com o fechamento do ciclo de debates será elaborado um documento que servira como suporte para a nova gestão. O 2° Encontro Rural será realizado, ainda neste mês, no Assentamento Irmã Adelaide.

Reunião na prefeitura

Na manhã desta segunda-feira, 3, a equipe de transição de Magda Borba se reúne com o atual prefeito da cidade, Júnior Evangelista. De acordo com o informado, no encontro, serão discutidos assuntos relacionados ao processo de transição. Depois da reunião, a prefeita segue para a capital onde se encontra com o secretário da Indústria e Comércio do Tocantins, Paulo Massuia.

(Da assessoria)

 

Comentários (0)