Marcos Souza encerra edições do Café & Política da Fieto com candidatos ao Governo

Propostas dos sete candidatos foram ouvidas nos eventos realizados na sede da Federação entre 15 e 25 deste mês

Candidato apresenta propostas a empresários
Descrição: Candidato apresenta propostas a empresários Crédito: Adilvan Nogueira

O candidato Marcos Souza encerrou a 7ª e última edição do Café & Política, evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) para o conhecimento das propostas de todos os concorrentes ao Governo do Estado na eleição suplementar de 3 junho. Empresários, membros da diretoria e presidentes de sindicatos patronais do Sistema FIETO participaram da exposição de propostas no espaço de eventos da instituição nesta sexta-feira, 25/05, em Palmas. Carlos Amastha, Mauro Carlesse, Márlon Reis, Vicentinho Alves, Mário Lúcio Avelar e Kátia Abreu participaram das seis edições anteriores nos dias 15/05, 16/05, 17/05, 18/05, 23/05 e 24/05, respectivamente.

 

Nas sete edições, o presidente Roberto Pires, abriu os pronunciamentos destacando gargalos ao desenvolvimento industrial tais como o baixo investimento em infraestrutura, a concentração de empregos no funcionalismo público, a alta carga tributária, além da importância de oferecer incentivos ao setor produtivo e alavancar a indústria da transformação. Também foi entregue aos candidatos a Carta da Indústria, documento que formaliza as áreas e ações prioritárias na visão do segmento.

 

“O setor produtivo detém uma parte muito pequena dos empregos do Estado, o que mostra a falta de incentivo dos governos para mudar esta realidade em que mais de 42% dos empregos estão ancorados na máquina pública. Também temos insistido para que o candidato eleito reveja a alta carga tributária que compromete, sobremaneira, nossa competitividade e sobrevivência”, explica o presidente.

 

Pires acredita estar no incentivo à indústria da transformação a saída para aumentar a geração de empregos no setor produtivo e a geração de renda ao agregar valor aos nossos produtos. “É preciso investir em inovação e definir políticas públicas que atraiam capitais para investir na indústria da transformação. A gente não se conforma mais com esse discurso de sermos o centro geodésico do país, com grande potencial logístico... isso está nos tornando um eixo viário e o que queremos, efetivamente, é nos tornarmos um eixo de desenvolvimento”, aponta Roberto Pires.

 

O Café & Política faz parte de uma agenda de eventos voltados ao processo eleitoral, a exemplo do Governadoráveis e Prefeituráveis que reuniu os candidatos para uma exposição ao público industrial nas últimas eleições (2014 e 2016). Ao falar sobre seu possível governo, Marcos Souza garantiu que será “uma oportunidade ímpar” para o empresário da indústria. “O segmento empresarial tem uma oportunidade ímpar de ter um governador comprometido com a geração de emprego e renda. Pela primeira vez o Tocantins terá um governador que não será adversário daquele que quer produzir, que quer gerar emprego e renda”, disse Souza.

 

O candidato afirmou sua pretensão de criar um elo de ligação com o empresário para uma parceria que traga prosperidade e industrialização ao Tocantins. “Não existe emprego sem empregador. Nós seremos parceiros da iniciativa privada, até porque eu não estou aqui pra fazer carreira política. Eu quero pavimentar uma estrada que está totalmente danificada e cheia de obstáculos para nossa sociedade”, observou.

 

Carta da Indústria

 

O Tocantins é o 24º colocado no “ranking” do PIB dos 27 estados brasileiros. A participação da indústria no PIB do estado é de 14,5% - cifra que vem recuando nos últimos anos - e de apenas 0,3% no PIB nacional. Possui cerca de 2.300 unidades industriais e gera pouco mais de 32.000 empregos, ou 12% do emprego formal. Os números estão no documento entregue a todos os candidatos que traz ainda quatro macro eixos para atenção do Governo: Adequar a Ação do Estado, Executar Políticas Públicas de Fomento à Agroindústria, Promover a Inovação e a Tecnologia e Promover a Educação. Confira o texto na íntegra, clicando aqui.

Comentários (0)