Mascarenhas será convidado para ir à AL na próxima 3ª para discutir data base

O secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, será convidado para ir à Assembleia Legislativa para falar sobre a data base dos servidores.

Secretário Lucio Mascarenhas
Descrição: Secretário Lucio Mascarenhas Crédito: Lourenço Bonifácio

 

Após ouvirem ontem os presidentes dos Sindicatos e associações que representam os servidores do Estado, os deputados estaduais irão convidar o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, para ir à Assembleia na próxima semana para falar sobre a data base.

Segundo informou a deputada Josi Nunes (PMDB) ao Portal T1 Notícias, a intenção é sensibilizar o governo sobre a situação. “Vamos convidar o secretário e vamos tentar sensibilizá-lo sobre a situação, pois o que sentimos ontem é que realmente há a disposição de uma paralisação geral dos servidores e isto pode ser muito prejudicial para o Estado”, frisou a deputada.

De acordo com Josi, a oposição irá defender junto ao governo que se realize um novo planejamento orçamentário. “Esta será nossa defesa. Tem que fazer um novo planejamento orçamentário, pois a data base, que é um direito previsto em lei, tem que ser poupada. Vamos propor que se enxugue em outra área”, afirmou Josi.

Da base governista, o deputado Amélio Cayres (PR) confirmou ao T1 Notícias que fará o convite ao secretário. “Vamos chama-lo para ouvir as duas partes, ontem nós ouvimos os sindicatos e agora vamos ouvi-lo”, destacou o deputado.

Segundo Cayres, os deputados devem formar uma comissão para tentar encontrar uma solução junto ao governo para o caso. “Vamos formar esta comissão espontaneamente e tentar ajudar a encontrar uma solução. Sabemos que o governo não tem recursos, mas vamos tentar intermediar um acordo”, concluiu o deputado.

O dia da visita de Mascarenhas à AL ainda não está confirmado, mas de acordo com os parlamentares a intenção é receber o secretário na próxima terça-feira, 11.

Entenda

As entidades que representam os servidores públicos do Estado exigem o cumprimento da data base, retroativa a outubro, com reajuste de 5,72%, mais ganho real de 1,2% nos vencimentos. 

 O Governo do Estado alega que em função da queda na arrecadação, não tem condições de assumir compromisso de pagar a data base e propõe que ela seja estendida para maio de 2013. A proposta foi rejeitada pelos servidores durante reunião realizada no início de novembro.

Comentários (0)