Palmas, Tocantins -
Enem 2019
5.286 visualizações

Ministro da Educação pega políticos de surpresa ao anunciar tema da redação em Palmas

Abraham Weintraub anunciou o tema da redação, Democratização do acesso ao cinema no Brasil, diretamente do Colégio Militar de Palmas.
- Atualizada em
Divulgação da PM

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, diretamente de Palmas, minutos após dar início a prova na tarde deste domingo, 3. O detalhe da vinda dele para a Capital é que nem o governador Mauro Carlesse (DEM), nem a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), ficaram sabendo.

 

O tema do Enem anunciado pelo ministro pelo Twitter foi: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. “Esse é o tema, estou aqui em Palmas, capital do estado de Tocantins, no colégio da Polícia Militar conferindo se o Enem está indo tudo bem. Tudo 100%, zero de atraso, zero de problemas, tudo caminhando para ser o melhor Enem de todos os tempos”, disse em vídeo.

 

Após anunciar o tema, em uma outra postagem no Twitter, ainda em Palmas, Abraham Weintraub conversou com uma pesssoa não identificada, responsável pela aplicação da primeira etapa do Enem 2019 no Colégio da Polícia Militar da Capital. Confira aqui

 

Enem 2019
 

Cerca de 3,9 milhões de pessoas fizeram ontem, 3, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os cerca de 1,2 milhão de faltosos representam 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

 

“Deu tudo certo, foi tudo perfeito, funcionou tudo bem. Tivemos a mais baixa abstenção da história”, avaliou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A taxa é mais baixa que a de faltas no primeiro dia de prova do ano passado, quando 24,9% dos inscritos não compareceram ao exame.

 

O índice total de abstenções no Enem 2019 será fechado apenas após o segundo dia de aplicação, no próximo domingo (10). Quem não fez a prova neste domingo ainda poderá comparecer ao segundo e último dia do exame.

 

O ministro avaliou o número de eliminados como baixo. Neste ano, o Enem passou a ter uma nova regra, candidatos cujos aparelhos eletrônicos que emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos seriam eliminados.