Morre Ary Valadão, ex-governador de Goiás e ex-deputado federal pelo TO, aos 102 anos

Ary Valadão não resistiu às complicações causadas por uma pneumonia e faleceu em sua residência em Goiânia nesta segunda-feira, 9.

Ary Valadão.
Descrição: Ary Valadão. Crédito: Assembleia Legislativa do Tocantins

O ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, faleceu nesta segunda-feira, 9, aos 102 anos, em sua residência, localizada em Goiânia. Conforme informações da família, Ary não resistiu a uma pneumonia que vinha enfrentando há algumas semanas.

 

Assim que recebeu o diagnóstico de pneumonia, a equipe médica receitou medicamentos e orientou que ele ficasse em casa. Antes da pneumonia, ele havia sido hospitalizado devido a uma queda que sofreu em casa, mas não teve fraturas.

 

Ary foi governador do Estado de Goiás entre 1979 e 1983. Ary criou o projeto de agricultura irrigada do Rio Formoso, em Formoso do Araguaia, considerado o programa mais extenso de cultura de arroz irrigado da América Latina. Foi deputado federal pelo Tocantins e por Goiás, além de deputado estadual.

 

Valadão foi prefeito da cidade de Anicuns (GO), sua cidade natal, entre 1947 e 1951 e depois cumpriu outro mandato, entre 1955 e 1959. Ele era formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e trabalhava ainda nos últimos anos como empresário e agricultor.

 

Ary Valadão deixa cinco filhos, familiares, amigos e um legado de ações em sua extensa vida política.

 

“Foi um visionário”

 

O advogado e ex-vereador de Formoso, Ronison Parente, relembra da criação do projeto Rio Formoso do governo de Ary Valadão. “Ary foi um visionário. É uma história interessante a origem do projeto Rio Formoso. Tomei conhecimento quando fazia agronomia na UFG, depois no estágio na Seagro (GO). A origem vem do governo Leonino Caiado, chamava-se projeto Araguaia, algo extraordinário que comprenderia desde o cerrado até o Rio Javaes, com acrobacias captando água no Rio Araguaia na parte sul do projeto”, rememora.

 

Confira as notas de pesar:

 

Nota de Pesar - Governador Mauro Carlesse

 

É com profunda tristeza que manifesto pesar pelo falecimento do ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, ocorrido nesta segunda-feira, 9, em Goiânia.

Ary Valadão, durante toda a sua vida, se dedicou à causa pública e deixa um legado imenso para o Estado de Goiás e para o Brasil. No Tocantins, foi eleito deputado federal em 1989 e desenvolveu uma série de atividades econômicas na região da bacia hidrográfica do rio Tocantins. Sua trajetória foi marcada pela convicção com que defendia o interesse da população e por grandes obras nas áreas da educação, da infraestrutura e do agronegócio.


Nesse momento de dor, rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, esposa, filhos, netos, bisnetos, demais familiares e todos que sofrem a perda desse grande amigo.

 

Nota de Pesar - Prefeitura de Gurupi

 

É com imenso pesar que a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento ex-governador de Goiás Ary Ribeiro Valadão, 102 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 09, em Goiânia, em decorrência de uma pneumonia.

 

Ary Ribeiro Valadão nasceu em Anicuns, em 1918,  cidade em que  foi prefeito por dois mandatos, entre 1947 e 1951 e 1955 e 1959. Ele foi deputado estadual em 1959, e se reelegeu por mais duas vezes. Também foi deputado federal por três mandatos consecutivos, de 1967 a 1979. No executivo, foi eleito indiretamente para o cargo de governador de Goiás e administrou o estado entre 1979 e 1983.

 

Ary Ribeiro Valadão deixa um grande legado ao estado de Goiás e ao Brasil. Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito e solidarizam com familiares e amigos.

 

Nota de Pesar - Deputada Federal Dulce Miranda

 

Presto as minhas homenagens e solidariedade aos familiares e amigos, do ex-Governador do Estado de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, em decorrência do seu falecimento nesta segunda-feira, 9, em Goiânia.

 

Ary Valadão foi um homem de muito prestígio intelectual e que contribuiu por 51 anos à vida pública, exercendo mandatos de prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal e Governador. 

 

Pelo então Norte goiano deixou sua marca registrada no incentivo à emancipação de cidades, construção de pontes e estradas, e ainda, o seu maior e principal legado que é o projeto de Irrigação do Rio Formoso, referência nacional e até para outros países da América Latina.

 

Na certeza de sua dedicação por sua gente e pelo País, rogo a Deus o amparo espiritual ao Dr. Ary Valadão. Meus pensamentos estão com a família neste momento.

 

Respeitosamente.

Comentários (0)