Morre Brito Miranda, pai do ex-governador Marcelo, aos 87 anos em São Paulo

Brito Miranda estava internado desde o dia 2 deste mês após sofrer pico de pressão. Ele perdeu a vida neste sábado, 25

Crédito: Ademar dos Anjos

Faleceu na tarde deste sábado, 25, José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda, em São Paulo, aos 87 anos, após sofrer uma parada cardíaca.
 

Brito Miranda estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 2 de dezembro, após sofrer pico de pressão arterial e passar mal. Ele chegou a passar por cateterismo. Brito foi transferido para o Beneficência Portuguesa, na cidade de São Paulo, onde estava internado desde o último dia 19 e teve que ser intubado.

 

A família está cuidando do translado do corpo e o velório ainda não está definido.

 

Com uma trajetória política extensa, Brito Miranda é ex-secretário de Infraestrutura do Tocantins, foi deputado no Estado de Goiás, promotor de Justiça no Tocantins, além de ter ocupado cargos no governo tocantinense.


Nota de Pesar - Governador Wanderlei Barbosa
 

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, o conhecido Brito Miranda, ocorrido na tarde deste sábado de Natal, 25 de dezembro.

 

Brito Miranda, como era chamado, é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda. Em sua vida pública, Brito Miranda foi deputado estadual por quatro mandatos pelo estado de Goiás. Já no Tocantins foi promotor de justiça e chegou a ocupar diversos cargos no governo do Estado. 

 

Ante este momento de tristeza e luto, externo meus sentimentos ao ex-governador Marcelo Miranda, aos demais familiares e amigos, rogando para que o nosso amável e bondoso Deus conceda o consolo que somente Ele pode dar nesse momento de perda.

 

Nota de Pesar - Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro

 

Hoje nos despedimos com tristeza de um ícone da política tocantinense. José Edmar Brito Miranda, o Dr. Brito Miranda, morre aos 87 anos depois de lutar bravamente pela sua saúde. Brito Miranda foi importante personalidade no movimento de criação do Tocantins, atuando no momento decisivo junto ao governador de Goiás, Henrique Santillo, pelo apoio político necessário e definitivo que resultou na criação do mais jovem Estado da federação.

 

Na Assembleia Legislativa de Goiás, atuou junto com o então deputado estadual João Ribeiro pela criação do Estado, uma ação que exigia habilidade política, algo que nunca lhe faltou. A relação de ambos era tão próxima, que ele foi inclusive nosso padrinho de casamento junto com sua esposa, Dona Marly Miranda.

 

Filho ilustre de Pedro Afonso, Dr. Brito Miranda era um homem culto, de memória pródiga, que narrava os episódios políticos do Tocantins com maestria, riqueza de detalhes e um humor muito peculiar. Seu nome ficará na memória tocantinense, pois muito fez pelo desenvolvimento do Estado.

 

Fica aqui os meus sinceros sentimentos à Dona Marly, aos seus filhos, o ex-governador Marcelo Miranda, Brito Júnior, Maria da Glória, netos, demais familiares e amigos. Que hoje, nesta data tão emblemática, Jesus possa renascer e fortalecer esta família enlutada.

 

Nota de Pesar - Deputada Federal Dulce Miranda


Com extrema tristeza em nossos corações, lamento informar a morte do meu sogro, José Edmar Brito Miranda, na tarde deste sábado, 25, por volta das 16h, em São Paulo.

 

Estamos sem chão e consternados com essa perda irreparável para todos nós da família. Agradeço as inúmeras manifestações de carinho, orações, preces, rezas, vibrações a todos nós, e tenho certeza que meu sogro está nos braços do nosso Pai Todo Poderoso.

 

Peço a todos que rezem muito por todos nós, especialmente para minha sogra, dona Marly Miranda, meu esposo, Marcelo e os meus cunhados, Maria da Glória e Brito Júnior e os demais familiares.

 

Neste momento me faltam palavras para descrever, o que o “vovô Zeca” representava na vida dos filhos, netos, e de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.

 

Deus o ilumine, sogro. O senhor foi um grande homem em todos os sentidos.

 

Nota de Pesar - Eduardo Siqueira Campos

 

Caro Governador Marcelo Miranda, receba os nossos sentimentos e pesar pelo passamento do sr. seu pai, o Dr Brito Miranda. A vida é uma passagem breve, mas as lembranças  nos remetem ao competente advogado e político em Araguaina e também de todas as articulações que resultaram na criação do Tocantins. Que Deus o receba e conforte o coração da D. Marly e de toda família. Ficam as boas lembranças e o legado deixado para a nossa história. Receba um abraço em nome da minha família.

 

Nota de Pesar - Prefeito de Palmeiras do Tocantins, Júnior Noleto

 

Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-secretário de Infraestrutura do Estado José Edmar Brito Miranda, de 87 anos, ocorrido neste sábado, dia 25, em São Paulo, onde se encontrava internado para tratamento de saúde.

 

Pai do ex-governador e presidente estadual do MDB no Estado, Marcelo Miranda, Brito Miranda deixa um reconhecido legado na história política do Tocantins, estado que ajudou a construir, sendo um dos que contribuíram também na sua criação, atuando como deputado estadual por Goiás.

 

Brito Miranda era uma das mentes mais bem articuladas em estratégia política. Era daqueles que dizia “para cada veneno (político) eu tenho um antídoto”. E tinha mesmo. O Tocantins perde um grande líder que fará muita falta no cenário político tocantinense.

 

Tocantinense de berço, nasceu em Pedro Afonso. Foi também advogado e promotor de justiça. Ao entrar para a política, exerceu três mandatos como deputado estadual no parlamento goiano. Com a criação do Tocantins, contribuiu ativamente com o desenvolvimento do Estado como secretário da Infraestrutura.

 

Perdemos um companheiro de lutas pelo Tocantins. Lamento sua partida e me solidarizo com o companheiro Marcelo Miranda, sua esposa Dona Marly, deputada federal Dulce Miranda, filhos, netos, demais familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos para superar a dor que fica.

 

Nota de Pesar - Deputada Professora Dorinha
 

É com grande pesar que lamento a morte do pai do ex-governador Marcelo Miranda, Brito Miranda, neste sábado 25 de dezembro, em São Paulo. Brito Miranda deixa um legado importante para história política do Tocantins. À família, Marcelo Miranda, deputada federal Dulce Miranda, demais familiares e amigos, rogo a Deus para que dê o conforte necessário neste momento de dor.

 

Nota de Pesar - Deputado Nilton Franco

 

Recebi com muita tristeza neste sábado, (25/12), dia de Natal, a notícia do falecimento do grande homem, José Edmar Brito Miranda, um dos principais líderes políticos da história do Tocantins, Dr. Brito tinha 87 anos. Ele estava internado em um hospital na cidade de São Paulo (SP). 
 

Pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB), ele participou da luta pela criação do Estado como deputado estadual por Goiás, também foi secretário de estado e deixa um legado importante como líder político na história do Tocantins.

 

Me solidarizo com os familiares, em especial, Dona Marly Miranda, sua esposa, os filhos, netos, genros e noras, a deputada federal minha amiga, Dulce Miranda, além das pessoas que o admiravam e apreciavam sua companhia. Nesse momento de dor e despedida peço a Deus que conforte todos.

 

Nota de Pesar - Presidente estadual do Podemos, Ronaldo Dimas

 

O final da tarde de Natal deste sábado marca, infelizmente, a despedida de José Edmar Brito Miranda, 87 anos, um dos principais líderes políticos da história do Tocantins. Ele faleceu em São Paulo após vários dias na UTI em Palmas.

 

A sua partida deixa um legado de uma vida na qual a política sempre esteve envolvida. Deputado estadual várias vezes por Goiás, sempre atuando no antigo Norte goiano, hoje nosso querido Tocantins, Brito Miranda teve papel importante no trabalho que resultou na criação do Estado, em 1988.

 

Pai do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), Brito Miranda também era um excelente articulador político e seu trabalho contribuí muito para as três vitórias eleitorais do filho. Brito Miranda era formado em Direito, especializou-se em Direito Agrário, foi promotor de Justiça e secretário estadual de Infraestrutura entre vários outros postos públicos.

 

Homem firme, mas com grande capacidade para buscar o entendimento, Brito Miranda sabia que só através da política é possível melhorar a vida da população. Foi o movimento político secular que resultou na criação do Tocantins e Brito Miranda ajudou a construir parte dessa história.

 

Sua partida não apaga esse legado que, por sempre, precisa ser reconhecido.

 

Para todos os familiares e amigos, desejo muita força e conforto nesse momento tão difícil.

 

Nota de Pesar - Laurez Moreira

 

É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do estimado amigo Dr. Brito Miranda, um político que faz parte da história do Tocantins por sua luta pela criação do Estado e por todo trabalho que realizou pelo desenvolvimento do Tocantins como secretário estadual.
Quero demonstrar minha solidariedade aos familiares, em especial ao meu amigo, o ex-governador Marcelo Miranda. Que nosso bom Deus console os familiares e amigos neste momento de grande dor.

 

Nota de Pesar - Deputado Estadual Issam Saado
 

Foi com extremo pesar que recebi a informação do falecimento de Brito Miranda, sogro da deputada federal Dulce Miranda e pai do ex-governador Marcelo Miranda.

 

José Edmar Brito Miranda foi a óbito neste sábado, 25, após dias de luta pela vida em um hospital onde estava recebendo cuidados médicos.

 

Brito deixa um legado na história do Tocantins, especialmente como deputado que também lutou pela criação do novo Estado. Da mesma forma, o Brito pai, companheiro, família e profissional deixará sentimento de saudade no coração de todos que conviveram com ele.

 

Meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos.

 

Nota de Pesar - Prefeita de Miracema, Camila Fernandes

 

É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento de Brito Miranda, pai do Ex Governador Marcelo Miranda.

 

Neste momento de dor, externo minha solidariedade a toda família e peço que Deus em sua infinita misericórdia conforte o coração de todos os familiares e amigos, e o receba em sua morada.

 

Nota de Pesar - Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade
 

Foi com profundo sentimento de pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, conhecido como Brito Miranda.

Pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda, Brito Miranda, ocupou cargos de destaque na administração pública e teve um papel importante no processo de consolidação do Tocantins.

Neste momento de tristeza e consternação peço a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos que sofrem com a perda.

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia."

Salmos 46:1

 

Nota de Pesar - Deputado federal Tiago Dimas

 

Com tristeza, acabei de saber do falecimento de José Edmar Brito Miranda, aos 87 anos. Importante líder político da história do Estado, ele estava internado atualmente em São Paulo após ter passado vários dias na UTI em Palmas.

 

Ex-deputado estadual por Goiás em várias oportunidades e com papel importante na luta pela criação do Tocantins, Brito Miranda é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB), que comandou o Estado por três mandatos diferentes.

 

Natural de Pedro Afonso, Brito Miranda também foi advogado, promotor de Justiça e secretário de Estado da Infraestrutura.

 

Brito Miranda tinha a política no sangue e desde o bipartidarismo esteve no MDB (PMDB). Além dos seus mandatos, teve papel fundamental em diversas articulações políticas que resultaram em vitórias eleitorais. O seu legado na arte de sempre buscar o entendimento fica para a história do Tocantins.

 

Neste momento de profunda dor de todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força a todos.

 

Que todos os corações possam ser confortados!

 

Nota de Pesar - Prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues

 

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, neste sábado, 25 de dezembro, aos 87 anos, por uma cardiopatia.

Pai do ex-governador Marcelo Miranda, Brito era natural da cidade de Pedro Afonso, e foi deputado estadual por Goiás em quatro mandatos, antes da criação do Tocantins. No Estado, atuou como promotor e foi secretário de Governo e de Infraestrutura.

Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.

 

Nota de Pesar - Família Gomes

 

É com pesar que a família Gomes recebe a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador Marcelo Miranda. Nós temos um sentimento de gratidão enorme pela ajuda que recebemos da família Miranda quando o poeta Zé Gomes esteve doente.


A família Gomes presta solidariedade aos amigos e familiares do Dr. Brito Miranda por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.


Assinam esta nota o vice-prefeito de Palmas, André Gomes, o senador Eduardo Gomes e os demais familiares.

 

Nota de Pesar - Secretário de Infraestrutura Cidades e Habitação, Jairo Mariano

 

É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Brito Miranda, neste sábado de Natal. Conterrâneo de Pedro Afonso, José Edmar Brito Miranda deixa sua marca comopolítico de grande influência e participação em momentos decisivos para os estados de Goiás e Tocantins. Especialmente para nosso Estado, onde foi gestor em diversas pastas no Governo do Tocantins, além de pai e mentor político do ex-governador Marcelo Miranda. À sua família, deixo minha solidariedade e orações.

 

Nota de Pesar - Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima

 

É com profundo pesar que o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, recebe a notícia do falecimento do senhor José Edmar Brito Miranda, conhecido como Brito Miranda e pai do ex-governador, Marcelo Miranda.

 

Com atuação primordial no cenário político do Tocantins, Brito Miranda era natural de Pedro Afonso e deixa um legado de profundo entendimento nas articulações administrativas do estado. Em sua carreira de excelência, exerceu a função de advogado e foi deputado pelo estado de Goiás. José Edmar Brito Miranda também foi promotor de Justiça do Tocantins e ficou a frente da Secretaria Estadual da Infraestrutura.

 

Neste momento de luto e consternação, o gestor da Sics expressa suas condolências e se solidariza com a esposa, Marly Miranda, o ex-governador, Marcelo Miranda, a deputada Dulce Miranda e demais familiares e amigos.

 

Nota de Pesar - Deputada Estadual e presidente estadual do Partido Verde, Claudia Lelis

 

Com imenso pesar e profunda tristeza recebi a notícia do falecimento amigo José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador Marcelo Miranda ocorrido sábado, 25, em São Paulo.

 

Tive a oportunidade de conviver com o senhor Brito Miranda em diversas ocasiões e trago as melhores lembranças e aprendizados das nossas conversas e reuniões nestes anos todos.

 

O Tocantins perde um grande líder e um homem com uma trajetória exemplar e sua história estará marcada para sempre na memória do povo tocantinense.

 

Neste momento de dor e tristeza, rezo a Deus para que conforte os familiares e amigos e em especial a dona Marli, e os filhos Marcelo Miranda, Maria da Glória e Brito Júnior e demais familiares.

 

Nota de Pesar - Governador afastado, Mauro Carlesse

 

O Tocantins perde um de seus principais líderes. Protagonista em momentos históricos e decisivo na criação e consolidação do novo Estado. José Edmar Brito Miranda deixa um grande legado e seu nome marcado na vida política tocantinense.

 

Quero externar meus sentimentos a toda a família, amigos, admiradores e companheiros políticos. Rogo a Deus para que o acolha e conceda paz a todos nós que sentimos sua despedida desse plano.

 

Que Deus abençoe a todos!!

Comentários (0)