Mulheres ganham direito a folga no trabalho para exames de controle de cânceres

Lei se aplica tanto às servidoras públicas, quanto as empregadas da iniciativa privada, bem como as trabalhadoras domésticas, a partir dos 30 anos de idade

Crédito: Da Web

Uma lei sancionada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira, 30, veio para beneficiar diretamente as mulheres trabalhadoras e garantir mais saúde para elas. A Lei número 3.548, de 29 de outubro, garante a elas uma folga anual para a realização de exames preventivos de controle do câncer de mama e do colo do útero, já valendo para todo o Tocantins.

 

A lei é clara ao dizer que ela se aplica às servidoras públicas, mas também às empregadas da iniciativa privada, bem como às trabalhadoras domésticas, a partir dos 30 anos de idade.

 

Apesar da lei não especificar o dia que as mulheres terão garantido para a realização dos exames, a folga anual será concedida às empregadas da iniciativa privada e às trabalhadoras domésticas após o término do período experimental de contratação.

 

O projeto de Lei que foi sancionado pelo governador Mauro Carlesse (DEM) é de autoria da deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, no início do mês.

 

Câncer no TO

 

A estimativa de novos casos de câncer no Tocantins para este ano é de 2.680 ocorrências, segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA. Cerca de 1.310 novas ocorrências em mulheres serão registradas. O câncer de colo do útero e de mama serão os dois tipos mais comuns, em 2019, com 230 e 180 novos diagnósticos respectivamente.

 

Comentários (0)