Neris rebate Dorinha e diz que falta conhecimento a quem critica mudanças

O vereador afirmou que a deputada usa discurso demagogo em defesa da educação e fez questão de citar alguns dados sobre o de gestão de Dorinha à frente da Secretaria da Educação do Estado

Milton Neris rebate críticas
Descrição: Milton Neris rebate críticas Crédito: Ascom

O vereador Milton Neris rebateu, com veemência, as críticas da deputada federal Professora Dorinha sobre o projeto de lei aprovado pela Câmara de Palmas sobre contratação de monitores para a educação municipal da Capital. 

 

Para Neris, ela se contradiz nas suas críticas e mostra desconhecimento. "Primeiro, ela equivocadamente diz que a Prefeitura vai substituir professores por monitores. Não é fato, ela está desinformada. Depois, faz a ressalva que se pode ter monitores desde que não sejam para substituir professores. Ora, total desconhecimento", comentou. 

 

Na manhã desta quinta-feira, 9, o vereador afirmou que a deputada usa discurso demagogo em defesa da educação e fez questão de citar alguns dados sobre o de gestão de Dorinha à frente da Secretaria da Educação do Estado. 

 

"A deputada faz um discurso demagogo em apoio à educação infantil, porém quando foi secretária estadual e presidente do Consed lutou contra o repasse de recursos do Fundeb para educação infantil. Dizia que era dinheiro para promover brincadeira com as crianças", afirmou.

 

Em relação às críticas sobre a precarização da educação, o vereador foi contundente: "Fala em precarização e manteve durante vários anos a contratação de professores em cargos de comissão com remuneração equivalente a metade do salário normal de professores efetivos. Foi um dos elementos apontados pelo STF na perda do mandato do governador Marcelo Miranda".

 

Neris lembrou ainda que no período em que foi secretária de Educação do Estado o Tocantins permaneceu sempre no último lugar do Enem. "Ela deixou 40 escolas funcionando debaixo de tendas após 10 anos de gestão na Seduc. Ela e o deputado Wanderley Barbosa foram os padrinhos e administradores indiretos da seduc no governo Siqueira/Sandoval. Nomearam milhares de contratados e ao final de 2014 a Seduc não teve como aplicar 25% na educação", citou. 

 

O Projeto

Já em relação ao projeto da prefeitura aprovado na Câmara, Neris ratificou que não haverá demissões e que os novos cargos foram criados para auxiliar os professores. "Os monitores são auxiliares dos professores, são os cuidadores e vão atuar nesta função nas CMEIs." 

 

O vereador cobra da deputada e de demais políticos que apenas "criticam por criticar" conhecimento do projeto e posições ponderadas, como o sindicato da categoria. "Na sexta-feira passada o próprio Sintet reclamou da forma como foi feita a votação. Isso é justo, é da democracia. Porém, o sindicato informou que irá acompanhar acreditando que será garantida à qualidade".

 

Outro exemplo citado pelo vereador foi a posição do Conselho Municipal de Educação. "Em nota, o conselho informou que foram atendidos os questionamentos sobre a lei. E que os integrantes irão acompanhar os desdobramentos para aperfeiçoar as políticas públicas", finalizou. 

 

Comentários (0)