Nésio Fernandes é anunciado como novo secretário estadual de Saúde do Espírito Santo

Entre os nomes divulgados nesta sexta pelo governador Renato Casagrande, está o de Nésio como o secretário estadual de Saúde do Espírito Santo

Anúncio foi realizado nesta sexta-feira, em Vitória
Descrição: Anúncio foi realizado nesta sexta-feira, em Vitória Crédito: Divulgação

O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), apresentou na manhã desta sexta-feira, 21, na capital Vitória, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, alguns membros de sua nova equipe de governo. Entre os nomes divulgados está o de Nésio Fernandes (PCdoB), de 36 anos, como o secretário estadual de Saúde do Espírito Santo.

 

Ex-secretário de Saúde de Palmas, Nésio Fernandes é médico e especialista em saúde primária. O currículo do novo gestor foi anunciado pelo governador. “Nésio é médico da estratégia da família, clínico geral, possui 4 pós graduações, sendo 3 pelo Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Durante sua gestão em Palmas, Nésio recebeu reconhecimento da Organização Mundial de Saúde por sua atuação na gestão da atenção à saúde e da hanseníase. Em Palmas, levou 100% da cobertura na atenção básica e descentralizou para os bairros da cidade os serviços de 7 especialidades médicas. Serviços de emergência e urgência da Capital, Upa e Samu, se tornaram referências para o país”, afirmou Casagrande.

 

O governador elogiou o novo secretário e falou sobre os planos para a área da Saúde no Espírito Santo. “Nésio está fazendo um diagnóstico da saúde pública do nosso Estado do Espírito Santo, está aqui conosco há dois meses e está fazendo um bom trabalho. Eu estou aproveitando esse imersão da saúde capixaba que ele fez, para que ele possa dar sua contribuição como secretário de saúde do nosso governo. Ele sabe dos desafios da urgência e emergência na saúde do Espírito Santo, nós teremos que trabalhar com muita parceria. Gerenciar bem nossos hospitais, incorporar tecnologias nesta gestão, é tarefa nossa fazer um bom trabalho. Queremos melhorar muito também a atenção primária, nos municípios, o que hoje é um gargalo. Buscar realizar mutirões de cirurgias eletivas. É desafiador, mas tenho certeza que com a capacidade, o conhecimento, a responsabilidade e a juventude do Nésio, ele vai liderar muito bem”, finalizou.

 

Conforme apurado pelo T1, Carlos Amastha (PSB) contribuiu com a ida de Nésio ao governo de Casagrande, a quem elogiou e defendeu o nome do ex-secretário de Palmas. Nésio Fernandes assume o comando da Secretaria de Saúde do Espírito Santo no dia 1º de janeiro de 2019.

 

Planos para a gestão

 

Em entrevista ao T1, Nésio Fernandes contou sobre o processo que levou o governador do Espírito Santo à escolha de seu nome para comandar a Saúde do Estado. "Minha empresa foi contratada para realizar um diagnóstico da saúde no Estado do Espírito Santo, e estou um pouco mais de um mês aqui construindo esse diagnóstico, encomendado pela Fundação Mangabeira, do PSB, para ser apresentado ao governador eleito. E eu fui surpreendido essa semana, a partir dos relatórios e discussões preliminares que eu construí, com o convite do governador para assumir a Secretaria da Saúde aqui no Espírito Santo. Acho que existem grandes oportunidades aqui e possibilidades na gestão do SUS no Espírito Santo. Há a possibilidade de poder ampliar e colaborar com os municípios na atenção primária e serviços de urgência e emergência, e média complexidade ambulatorial nas regiões, e que dá para conquistar um espaço muito rápido nos próximos anos aqui na gestão da Secretaria da Saúde do Estado".

 

Sobre os projetos para a área, Nésio elenca várias medidas que pretende adotar. “Há desafios de provimento, de modernização da gestão, de repactuação e requalificação da contratualização com as organizações sociais, com a filantropia, com os privados. O estado é o segundo que mais investe em saúde no Brasil, então existe um financiamento robusto e uma margem para ampliação da captação de recursos com a União. A experiência que tivemos em Palmas nos deu a garantia de que de fato a gestão pública pode funcionar, desde que exista um gestor que viva o serviço, nesse quesito, com nossos trabalhadores, servidores empoderados, com perfil e que tenham de fato um comprometimento com o sistema. Aqui são um pouco mais de cinco mil servidores efetivos, muitos deles com ampla experiência nos serviços de saúde da gestão e que, sem dúvida alguma, terão nesse período um processo de estímulo para serem mais protagonistas na organização do sistema”, garante.

Comentários (0)