No Interlegis, Kátia Abreu aponta exemplo sobre informatização do Mapa em 100 dias

Senadora destacou trabalho realizado durante sua gestão como ministra da Agricultura durante evento promovido pela Câmara de Palmas, na Assembleia

Senadora Kátia Abreu
Descrição: Senadora Kátia Abreu Crédito: Divulgação

A senadora Kátia Abreu, ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), destacou o trabalho de informatização do Ministério, implantado em sua gestão em 2015 que foi concluído em 100 dias, durante a abertura da oficina “Interlegis – Marco Jurídico”, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 26, no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas. O evento está sendo promovido pela Câmara Municipal de Palmas e vai até o dia 30 de junho.

 

De acordo com a senadora, o projeto “Mapa Sem Papel”, implantado pelo Sistema Eletrônico de Informação (Sei) do Senado Federal, que é desenvolvido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) – Interlegis- permite tramitar documentos em três dias, anteriormente ocorria em 30 dias. O projeto, segundo a parlamentar possibilitou uma redução de R$ 6,5 milhões aos cofres públicos. “Hoje o sistema está implantado em 100%.”

 

Kátia Abreu parabenizou a iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, vereador José do Lago Folho Filho em realizar o evento, ressaltando a importância da capacitação e do conhecimento. “O presidente Folha está de parabéns, por querer informatizar e modernizar a Câmara de Vereadores da Capital, assim como todos vocês,  vereadores e representantes dos Poderes Legislativos do Estado que estão participando dessa capacitação, porque estudar, buscar o conhecimento  nos empodera, é como tirar vendas dos olhos, isso aconteceu comigo quando estudei e passei a entender sobre agricultura”, relatou.

 

A senadora elogiou o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por implantarem o Sei, destacando que após sua implantação os dois Tribunais se tornaram os melhores do Brasil. “Não entendo porque o Governo do Estado não implanta o sistema na Secretaria da Fazenda, na Adapec, no Naturatins, no Intertins para facilitar o trâmite de todos os processos”, cobrou.

 

Convênio

A parlamentar informou que em setembro a Câmara de Palmas assinará um novo convênio com o ILB para implantação do sistema de informatização do processo administrativo da Casa. No último mês de abril, a senadora intermediou a assinatura do protocolo de intenções com ambas as instituições para que o Instituto cedesse a tecnologia e capacitasse os servidores do legislativo da capital.

 

O presidente da Câmara de Palmas, vereador Folha falou sobre a importância da qualificação dos vereadores e servidores, informando que a Lei Orgânica e o Regimento da Casa serão revistos. “Temos intensificado os estudos sobre o Regimento Interno e a Lei Orgânica para fazermos a revisão de ambos e após o evento a Câmara de Palmas será uma das mais modernas do Estado”, considera Folha Filho.

 

Homenagem

Ao final da abertura do evento a Câmara de Palmas entregou homenagens a senadora Kátia Abreu, aos vereadores e deputados que participaram e contribuíram com a realização do evento.

 

O presidente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (Uvet), Terciliano Gomes, também entregou a carteira de identificação da Uvet aos vereadores.

 

Cerca de 300 pessoas, dentre vereadores, representantes de Câmara de Vereadores participaram da abertura da oficina. Os deputados estaduais, Wanderlei Barbosa, Luana Ribeiro, Olyntho Neto e Toinho Andrade também participaram da cerimônia. 


 

Comentários (0)