Oito deputados novatos e 16 reeleitos são empossados; eleição da mesa começa em breve

Com a Casa de Leis lotada, 24 deputados assumem hoje seus mandatos para compor a 9ª Legislatura da Casa de Leis, sendo oitos deles novatos e 16 reeleitos

A sessão solene de posse dos deputados estaduais eleitos em outubro passado começou às 9h44, no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas. Com a Casa de Leis lotada, 24 deputados assumiram hoje seus mandatos para compor a 9ª Legislatura da Casa de Leis, sendo oitos deles novatos e 16 reeleitos.

 

Compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente da Associação Tocantinense de Municípios e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano; o presidente da Câmara de Palmas, vereador Marilon Barbosa; o Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães; o defensor público geral, Fábio Monteiro; o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga; o procurador Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Manoel Pires do Santos; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Eurípedes Lamounier; o governador Mauro Carlesse (PHS) e o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS).

 

Assista, pela TV Assembleia, como foi a cerimônia:

 

 

Tomaram posse nesta sexta-feira, 1º, os deputados: Leo Barbosa (SD), novato; Vilmar de Oliveira (SD), reeleito; Cleiton Cardoso (PTC), reeleito; Amélio Cayres (SD); reeleito; Jair Farias (MDB), novato; Luana Ribeiro (PSDB), reeleita; Toinho Andrade (PHS), reeleito; Eduardo do Dertins (PPS), reeleito; Olyntho Neto (PSDB), reeleito; Eduardo Siqueira Campos (DEM), reeleito; Valderez Castelo Branco (PP), reeleita; Nilton Franco (MDB), reeleito; Ricardo Ayres, reeleito; Elenil da Penha (MDB), reeleito; Valdemar Júnior (MDB), reeleito; Jorge Frederico (MDB), reeleito; Fabion Gomes (PR), novato; Amália Santana (PT), reeleita; Junior Geo (PROS), novato; Zé Roberto (PT), reeleito; Issam (PV), novato; Vanda Monteiro (PSL), novata; Ivory de Lira (PPL), novato e Cláudia Lelis (PV), novata.

 

Os deputados fizeram, individualmente, o juramento do cargo e, um a um, foram declarados empossados pela presidente Luana Ribeiro.

 

Amélio Cayres foi o primeiro a ser empossado e lembrou do pai, em memória, e mencionou os mais de 22 mil tocantinenses que o reconduziram ao mandato.

 

Toinho Andrade foi empossado em seguida e justificou a mudança de seu nome no Painel da Casa, para Antônio Andrade. "Queria agradecer a Deus por mais um mandato e explicar a mudança do meu nome no painel. Tive um sonho real com meu pai (Antônio Andrade) e ele me pediu para prestar uma homenagem. Usar o meu nome de batismo Antônio Andrade. Vou seguir seu pedido e honrar com os meus compromissos. Assim prometo!", afirmou.

 

Cláudia Lelis agradeceu ao povo do Tocantins pelos votos recebidos.

 

Léo Barbosa destacou os valores que o levaram até ali, citou sua família e os mais de 23 mil votos confiados a ele.

 

Nilton Franco mencionou seu pai como referência, sua mãe presente no evento, sua esposa, seus irmãos, filhos e eleitores, “que me colocaram pela segunda vez como deputado estadual”.

 

Olyntho Neto confirmou seu compromisso com o parlamento, prometendo por sua família, seus pais, sua esposa e pelo povo do Tocantins.

 

Júnior Geo agradeceu a Deus, sua família, a todos que a ele confiaram o voto, professores, servidores, alunos e a sociedade.

 

Ricardo Ayres afirmou que segue devotado ao propósito de servir o Tocantins e agradeceu aos votos que o reelegeram.

 

Valdemar Júnior fez seu juramento acompanhado pelos filhos. “O homem tem que ter três virtudes: a gratidão, que expresso à minha família e amigos, a todos que me elegeram, ao meu partido. A outra é a humildade e a última é a fé”.

 

Valderez Castelo Branco agradeceu à família, aos colaboradores, colegas, amigos, ao governador Mauro Carlesse e especialmente ao esposo Lázaro Botelho. “Meu amigo e minha cara metade”, afirmou.

 

Vanda Monteiro se emocionou e chorou durante sua fala. Agradeceu à família, à população pelos votos recebidos, agradeceu ainda ao presidente Jair Bolsonaro e afirmou que será “a deputada do povo”.

 

Vilmar de Oliveira também se emocionou e prometeu pela família, por sua mãe, citou os prefeitos do Tocantins e agradeceu a Deus por tudo.

 

Zé Roberto agradeceu à família e a todos que o ajudaram na campanha. “Não pedi para tirarem o nome Zé Roberto Lula do painel. E agradecer em especial ao presidente Lula, que muito está sofrendo”.

 

Com os parlamentares empossados, Luana Ribeiro mencionou convidados nominalmente e agradeceu às presenças de todos. A leitura do termo de posse foi realizada, confirmando empossados os 24 deputados e a sessão foi encerrada pela presidente, que convou sessão extraordinária ainda para esta manhã, para a eleição da Mesa Diretora da AL.

Comentários (0)