Olyntho Neto assume presidência da CCJ e Bonifácio preside Comissão de Finanças da AL

Parlamentares estão reunidos nesta tarde para definir as lideranças das Comissões Permanentes da Assembleia, que são 11

Deputados definem líderes de comissões
Descrição: Deputados definem líderes de comissões Crédito: Isis Oliveira

Após uma semana de intensas discussões em torno da articulação das Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa (AL), os deputados definiram em reunião realizada nesta quinta-feira, 09, os presidentes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e Finanças. Os deputados estão reunidos nesta tarde para definir as lideranças das demais Comissões e após o fechamento das Atas devem ser publicadas no Diário Oficial da Casa.

 

O deputado Olyntho Neto (PSDB) foi escolhido para presidir a CCJ, e o deputado Ricardo Ayres (PSB) é o vice. Já a liderança da Comissão de Finanças ficou com o deputado José Bonifácio (PR) tendo como vice o deputado Eduardo Bonagura (PPS).

 

Em entrevista ao T1 Notícias, o deputado Ricardo Ayres explicou porque foi designado para o cargo de vice. “O acordo era que eu ficasse na presidência da Comissão, mas como eu vou pedir licença, não seria razoável permanecer como presidente da Comissão e por isso assumi a vice-presidência, com o compromisso de alternar o mandato com o deputado Olyntho Neto, que ficaria um ano na presidência e eu outro ano”, ressaltou.

 

Ricardo Ayres deve permanecer na vice-presidência da CCJ até a sua licença. O cargo deverá ser preenchido pelo deputado que tiver mais mandado na Comissão, conforme esclareceu Ayres. O deputado será substituído durante sua licença pelo suplente Alan Barbiero, que será membro da Comissão.

 

Regimento interno

Ao todo são 11 Comissões e conforme o regimento interno da Assembleia, “as Comissões Técnicas Permanentes serão compostas por cinco membros, observada a proporcionalidade partidária”.

 

O regimento destaca ainda que nenhum deputado poderá fazer parte, como membro titular, de mais de três Comissões, devendo, no entanto, ser titular de pelo menos uma Comissão Permanente e que os membros das Comissões Permanentes são designados pelo Presidente da Assembleia, por indicação dos líderes das bancadas ou dos blocos parlamentares.

 

Blocos partidários

Mesmo com a oposição da Executiva do PSC, conforme informações da AL, até o momento, o bloco PSC/PSDB/PSL, composto pelos deputados Cleiton Cardoso (PSL), Olyntho Neto (PSDB) e Jorge Frederico, define como líder o deputado Júnior Evangelista.

 

O bloco DEM/PDT/PR/PSD, integrado por Luana Ribeiro, Toinho Andrade e José Bonifácio, indicou para a liderança a deputada Solange Duailibe (PR).

 

Já o bloco PT/PP, liderado pelo deputado Paulo Mourão (PT), é composto pelos parlamentares Zé Roberto, Amália Santana e Valderez Castelo Branco (PP). E na composição PPS/PSB/PROS/PHS, composta pelos deputados Ricardo Ayres, Eli Borges e Mauro Carlesse, assume a liderança o deputado Eduardo do Dertins (PPS).

 

 (Com informações da Ascom AL)

Comentários (0)