Olyntho questiona falta de construção do HRA e propõe emenda para obras na LDO

O deputado Olyntho Neto questionou na Assembleia a falta de continuidade nas obras do Hospital de Araguaína e no Fórum do município. Obras que já haviam sido anunciadas em que não saíram do papel

Deputado estadual Olyntho Neto
Descrição: Deputado estadual Olyntho Neto Crédito: Foto: Da Web

O deputado estadual Olyntho Neto questionou na manhã desta terça-feira, 3, na Assembleia Legislativa, a falta da construção do novo Hospital Regional de Araguaína e do Fórum no Município. As obras já haviam sido anunciadas nos anos anteriores, inclusive com divulgação na imprensa de que os valores estão liberadores e que não tiveram continuidade. O parlamentar pediu ainda a construção de um Hospital do Câncer do Tocantins.

 

De acordo com Olyntho, com relação ao Hospital de Araguaína, o anúncio das obras foi em 2013, quando na ocasião, o então governador Siqueira Campos anunciou que as obras seriam construídas graças a um empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na ordem de R$ 160 milhões. “Essas obras foram divulgadas de forma a gerar expectativa na população e não saíram do papel. Isso me motivou a apresentar uma emenda à LDO”.

 

O deputado apresentou, como meta e prioridade, a Emenda aditiva ao Projeto de Lei número 28/2015, que trata sobre a LDO Lei de diretrizes Orçamentárias do Estado. Também junto a essas obras, Olyntho quer a conclusão dos concursos públicos em andamento para provimento de cargos dos quadros de pessoal da Secretaria da Defesa Social e da Polícia Civil.

 

Obras

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, a construção do Hospital Regional de Araguaína, anunciada em novembro de 2013, pelo Governo do Estado, o novo hospital terá 400 leitos, mais 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 salas cirúrgicas. A unidade contará ainda com Pronto Socorro para atendimento diário de mais de 150 pessoas, setores de oncologia, de diálise, laboratórios e toda a área administrativa.

 

Já o Fórum de Araguaína teve a construção anunciada em maio de 2014, mas o projeto não saiu do papel. De acordo com a divulgação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o Fórum seria construído com recursos dos cofres do Poder Executivo. O projeto prevê uma área de 10.596,58m², dispostos em cinco pavimentos, que abrigarão 20 varas judiciais, auditório para 251 pessoas e Salão do Júri com 238 lugares, além da parte administrativa. Toda essa estrutura será erguida em um terreno de 13.215,70m², na região central da cidade.

Comentários (0)