Para Rogério Freitas, Janad Valcari suprimiu comissões parlamentares e fez espetáculo

Rogério Freitas (MDB) endossou o discurso da base parlamentar da prefeita na Câmara e disparou contra Janad Valcari: “Não abro mão do poder que as comissões têm nessa Casa”

Vereador de Palmas, Rogério Freitas (MDB)
Descrição: Vereador de Palmas, Rogério Freitas (MDB) Crédito: Chico Sisto/Câmara de Palmas

O Projeto de Lei que autoriza a inclusão de Palmas no Consórcio de Municípios para compra de vacinas contra a Covid-19, foi aprovado sem alterações em sessão extraordinária da Câmara Municipal realizada na última terça-feira, 09. Marcada pelo embate entre a base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e a presidente da Mesa Diretora, Janad Valcari (Podemos), a sessão teve desfecho favorável ao Executivo.

O vereador Rogério Freitas (MDB) endureceu o tom de seu discurso na Tribuna e questionou a decisão de Janad de não apresentar o Projeto de Lei a seus pares e não encaminhá-lo à Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJ) na sessão extraordinária do último sábado, 06, convocada pela presidente da Mesa, para apreciação do projeto como pauta única.

“Vossa Excelência tem se habituado em dissimular, achando que as redes sociais pautarão esta Casa”, disse Rogério, que, referindo-se à devolução do projeto ao Executivo, o parlamentar disparou: “Basta apresentar o protocolo de devolução. Vossa Excelência fez exatamente o que a Câmara, naquele momento disse que deveria fazer: distribuiu às comissões, sem ter mudado nada”.

Quanto à sessão de sábado, o vereador declarou à presidente: “Não poderia deixar de vir a essa Tribuna, porque tenho visto Vossa Excelência protagonizar vários espetáculos à frente desta Casa”. Depois disso, o emedebista argumentou. “Ver Vossa Excelência suprimir as comissões (parlamentares), me causou estranheza, eu ter que assinar aqui a sessão de sábado, que não existiu”.

Rogério Freitas ainda pontuou que “o Protocolo de Intenções estava na rede mundial de computadores, o secretário da Casa Civil nos disse que é este o documento, era só imprimir e colocar no processo”. Freitas ainda concluiu: “Foi necessário protelarmos três dias para poder massagear o ego de Vossa Excelência”.

Vereadores da base de Cinthia, como José Lago Folha Filho (Patriota) e a professora Iolanda Castro (Pros), também manifestaram a insatisfação do bloco parlamentar que apoia a prefeita, com a decisão de Janad de não apresentar o Projeto de Lei a seus pares e não encaminhá-lo à Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJ) na sessão convocada pela presidente para apreciação do projeto como pauta única.

“Pensam no dinheiro, esquecem a vida”

Presidente da CCJ, Folha foi o primeiro a ir à Tribuna na terça-feira, em defesa de Cinthia, e cravou: “Temos aqui homens e mulheres, empresários e empresárias que, pensando apenas no dinheiro, esquecem a vida”, se referindo à manifestação realizada em contestação às medidas restritivas decretadas na última semana. “Fica o repúdio desse parlamento”, completou.

Quadro pandêmico demanda coerência

A professora Iolanda foi contundente em relembrar que todas as esferas de poder devem agir de forma conjunta no enfrentamento à pandemia da Covid-19. "Precisamos agir. Governo Municipal, Estadual e Federal. Todos numa mesma direção", disse a vereadora na Tribuna.

Iolanda também externou sua decepção com enfrentamento ao Coronavírus enquanto munícipe de Palmas, ressaltando a necessidade de ações coordenadas. "Gostaria de externar uma tristeza que senti como cidadã. Precisamos entender que esse momento é atípico no mundo, que apontar dedo é muito fácil. Se nós estivermos na mesma sintonia, na mesma direção, com a ideia de realmente eliminar esse quadro pandêmico com uma ação coerente, vai funcionar”, conclui a professora.

Comentários (0)