Parlamentares se reúnem com ministro do STJ para pedir retomada de obra

Foi solicitado celeridade ao julgamento do processo que suspendeu a obra de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA)

O senador Eduardo Gomes (MDB) e os deputados Vicentinho Júnior (PR) Carlos Henrique Gaguim (DEM) e Tiago Dimas (SD) participaram nesta quarta-feira, 27, de uma audiência com o Ministro João Otávio de Noronha, Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O encontro, da Bancada Federal do Tocantins, foi para solicitar celeridade ao julgamento do processo que suspendeu a obra de construção da ponte sobre o Rio Araguaia, que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA).

 

O deputado Vicentinho Júnior afirmou, que desde o seu primeiro mandato, articula a viabilidade desta obra. “A rodovia BR-153 é considerada o principal eixo de escoamento da produção agropecuária das regiões de produção do Tocantins e do Pará. Com a Ponte haverá uma diminuição no temo de viagem, uma vez que a travessia no local é feita por balsas. Essa ponte vai otimizar os custos para todos que trafegam para o Sul, sudeste, Centro-Oeste e Norte do País”, pontuou.

 

Entenda

 

Com edital publicado em outubro de 2016, o presidente Michel Temer (MDB), assinou em setembro de 2017, no município de em Xambioá (TO) a Ordem de Serviço da Obra da Ponte, que de acordo com o cronograma do Ministério da Infraestrutura tem previsão de entrega em dezembro de 2021. Após a assinatura da Ordem de Serviço o Tribunal Regional Federal determinou a suspensão do processo.  

 

Contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a obra, inicialmente foi orçada em R$160 milhões, destes foram garantidos R$100 milhões em 2016, de emenda da bancada federal, em caráter impositivo.

 

Comentários (0)