Partidos devem registrar candidaturas até esta 4ª; comícios e caminhadas começam 5ª

No dia 31 de agosto, 37 dias antes da eleição, começa o período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão

Prazo para registro de candidatura encerra nessa quarta-feira, 15 de agosto
Descrição: Prazo para registro de candidatura encerra nessa quarta-feira, 15 de agosto

Seguindo o calendário das eleições de outubro, o próximo prazo a se cumprir é nesta quarta-feira, 15, data limite para que os partidos políticos e as coligações apresentem à Justiça Eleitoral, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a presidente e a vice-presidente da República, assim como para governador e vice-governador, senador e suplente, deputado federal e deputado estadual.

 

No Tocantins, a chapa do candidato Carlos Amastha (PSB) foi a primeira a realizar o pedido de registro, que será julgado pelo pleno do TRE Tocantins. O pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral deve ser feito obrigatoriamente por meio do sistema CANDEX, que pode ser baixado no portal do TSE ou do TRE-TO.

 

No sistema, deverão ser inseridos os dados biográficos dos candidatos, bem como informações sobre o partido e a coligação que integram, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade. O partido/coligação que não optar por realizar o envio pela internet poderá protocolar presencialmente no Tribunal uma mídia com o arquivo do pedido de registro gerado pelo sistema.

 

Próximo prazo

 

A propaganda eleitoral começará já nesta quinta-feira, 16. Serão permitidos aos partidos e coligações das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos na rua, além da realização de comícios, distribuição de santinhos e panfletos, caminhadas, carreatas, passeatas e divulgação de jingles em carros de som. No dia 31 de agosto, 37 dias antes da eleição, começa o período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Comentários (0)