Pedido de suspensão de Kátia deve ser analisado pela Executiva; senadora divulga nota

A senadora Kátia Abreu é alvo de um pedido de suspensão do partido e o pedido deve ser analisado pela Executiva da sigla

Senadora Kátia Abreu
Descrição: Senadora Kátia Abreu Crédito: André Dusek

Na pauta da Comissão de Ética do PMDB desta quarta-feira, 16, consta o pedido de suspensão temporária da senadora Kátia Abreu das atividades partidárias. O pedido deve ser analisado pela Executiva Nacional da sigla. O senador Roberto Requião (PMDB-PR), é alvo de pedido de expulsão, e um relator já foi designado para o caso.

 

Kátia e Requião são críticos ao governo de Michel Temer e têm atuado no Senado de forma contrária às orientações do Planalto. A senadora já deu indicações que deve deixar a sigla, enquanto o senador paranaense tem dito que vai brigar para permanecer na legenda à qual é filiado desde a década de 1980.

 

Para pedir a suspensão de Kátia, foi usado um artigo que prevê a medida em casos na qual "a demora do processo" torne a penalidade ineficaz. É o caso, por exemplo, de uma eventual mudança de legenda.

 

O PMDB já havia determinado a suspensão das atividades partidárias dos seis deputados da sigla que votaram a favor do andamento da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara, no início do mês. Com a decisão, eles ficaram impedidos de ocupar cargos de direção no partido e podem ser afastados de eventuais posições em comissões, mas mantêm as atividades parlamentares normalmente.

 

Kátia afirmou, por meio de sua assessoria, que vai aguardar a decisão da Executiva do partido para comentar. Em defesa encaminhada mais cedo, a senadora aponta "vícios processuais" no pedido de expulsão e pede que sejam ouvidos 24 testemunhas, incluindo o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e os ministros Leonardo Picciani (Esportes) e Gilberto Kassab (Comunicações).

 

Kátia divulga nota

 

A assessoria de comunicação da senadora Kátia Abreu divulgou nesta tarde uma nota de esclarecimento sobre informações divulgadas pela imprensa relatando “recomendação de suspensão” a Executiva Nacional do PMDB.

 

Veja na íntegra:

 

Nota

Ao contrário de informações divulgadas por parte da mídia, a senadora Kátia Abreu esclarece que não foi suspensa nem expulsa do PMDB. A Comissão de Ética e Disciplina do PMDB Nacional, em reunião ontem (16), em Brasília - conforme ofício nº 044/17 de 16 de agosto de 2017 (cópia em anexo) - decidiu:

1.     Arquivar três representações 003/2016, 002/2016 e 001/2016, contra a senadora Kátia Abreu.

2.     Encaminhar à Executiva Nacional o pedido de suspensão cautelar da senadora Kátia Abreu das atividades partidárias, apresentado pela Executiva Regional do Tocantins.

A Comissão de Ética do PMDB Nacional não tomou qualquer medida contra a senadora Kátia Abreu, tampouco a Executiva Nacional.

“Esse processo se deve a disputas internas do PMDB no Tocantins, onde um pequeno grupo não consegue conviver com divergências. Mas, a despeito de conflitos partidários, continuo servindo com força, coragem e perseverança a população do meu Estado e o País. Aguardarei com tranquilidade e espírito democrático os próximos passos”, afirmou a senadora.

 

(Atualizada às 17h19 do dia 17 de agosto com alterações)

Comentários (0)