Pinheiro orienta Carlesse a 'ganhar eleição' e dispensar contratados depois

Pinheiro diz que orientou Carlesse a ganhar eleição; estratégia é dispensar contratados depois

Cleiton Pinheiro faz proposta em áudios vazados que beneficiariam Carlesse
Descrição: Cleiton Pinheiro faz proposta em áudios vazados que beneficiariam Carlesse Crédito: Divulgação

O presidente atualmente licenciado do Sisepe, Cleiton Pinheiro, teria recomendado ao governador interino Mauro Carlesse (PHS), que dispense 21 mil contratados após as eleições de 24 de junho, para conseguir honrar as despesas que tem se comprometido a fazer com os concursados.

 

A revelação está num áudio vazado na manhã desta segunda-feira, 18, e que foi enviado ao T1 Noticias. O Portal entrou em contato com o presidente do Sisepe, encaminhando a ele quatro perguntas e o áudio da conversa, fracionado em seis partes. Até o momento do fechamento desta matéria Pinheiro não havia respondido.

 

“Tenho que verificar se não é uma montagem”, disse ele ao T1 via WhatsApp. Noutro momento, o sindicalista afirma que só tratou do assunto quando foi sondado para assumir a Secretaria da Administração. 

 

No áudio, o interlocutor, cuja voz não conseguimos identificar, pergunta se o presidente do Sisepe acha que o Estado “guenta isso”. A conversa parece já estar em curso quando a gravação começa.

 

Pinheiro responde que “desonerando, guenta”.

 

O interlocutor então insiste: “eu não acredito que o Carlesse vai ganhar uma eleição em cima de funcionário público pra poder fazer um trem desse aí (…) mandar os cara embora depois". 

 

A este questionamento, Pinheiro responde: “pois essa é a defesa que eu vou fazer”.

 

O interlocutor insiste: “É bicho, aí é uma sacanagem viu… é sacanagem por que tá todo mundo votando nele por que está esperançoso de permanecer no trabalho”. Na conversa a pessoa segue questionando como Carlesse governará sem a Assembléia Legislativa, uma vez que os contratos são indicações dos deputados.

 

“Deputado hoje não tem 30 e pouco por cento dos votos”, diz Cleiton.

 

O sindicalista então sugere ter em mãos uma pesquisa em que afirma que os deputados não tem mais que “trinta e poucos por cento dos votos”. Nesse momento da conversa, Pinheiro compara que os servidores efetivos são 35 mil, e sugere que o interlocutor multiplique por três para entender a diferença do poder de voto que os concursados têm.

 

Reduzir despesa com avião e carros locados

 

Num trecho da conversa, Cleiton Pinheiro afirma que precisa reduzir despesas excessivas e indica ter números, e sugere ter mais que isso - “eu tenho negócio que te falei, viu?”- e cita: “avião, locação de carro (…) Tem secretário que tem três carros… Comandante Geral ele tem dois carros, e mais 1 para mandar buscar o menino da casa dele. Tô mentindo?”

 

“Se ele contratar de volta eu vou fazer oposição”, diz sindicalista.

 

Seguindo para o final da conversa o interlocutor, inconformado, volta a questionar que contratados sejam exonerados sem que sejam reconduzidos pelas indicações dos deputados. “(…) se ele contratar de volta eu vou fazer oposição. (…) Eu não sou Carlesse, sou servidor. Eu dei a orientação para ele ganhar a eleição”, sustentou o sindicalista.

 

A equipe do Portal entrou em contato com a sua assessoria de imprensa do candidato e aguarda um posicionamento a respeito. 


O Governo do Estado informou que "não se pronuncia a respeito de conversas informais em que não se sabe as condições de sua gravação e divulgação".

 

Ouça a íntegra dos áudios abaixo

Comentários (0)